MDS divulga alerta sobre falsos cadastros do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou um alerta nesta quarta-feira (22) sobre uma nova tentativa de golpe envolvendo o programa Bolsa Família. Segundo o órgão, não é cobrada nenhuma taxa para a atualização cadastral dos beneficiários. O MDS reforçou que mensagens solicitando pagamentos ou dados pessoais têm origem fraudulenta e não devem ser respondidas.▶️Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp◀️

O golpe circula por meio de mensagens em redes sociais e aplicativos de conversa. Os golpistas afirmam que famílias beneficiárias possuem “inadimplências” no cadastro junto ao CRAS e que, se a situação não for regularizada mediante pagamento, o benefício seria bloqueado. O ministério esclareceu que essa informação é falsa e tem o objetivo de roubar dados e enganar os cidadãos.

De acordo com o MDS, os canais oficiais de comunicação com os beneficiários são apenas as mensagens exibidas nos extratos bancários e no aplicativo do programa Bolsa Família. O órgão orienta que os beneficiários não cliquem em links, não preencham formulários e não forneçam informações pessoais em sites ou mensagens que não sejam oficiais.

Em caso de dúvidas, o ministério recomenda que o cidadão entre em contato com o Disque Social 121, canal oficial de atendimento do governo federal. O número está disponível para fornecer informações sobre o Bolsa Família e outros programas sociais.

O MDS reforça que todas as atualizações cadastrais são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pelos meios oficiais do próprio ministério.