Nos dias 27 a 30 de outubro, na cidade de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, os alunos da Escola Estadual Franklin Távora: Natanael, Andreza e Auri, junto com o professor responsável Cleiton Aquino, participaram da XIII edição da Jornada de Foguetes do Brasil.

Nesses dias os alunos participaram de palestras, conheceram novos tipos de foguetes e bases, ou seja, adquiriram muito conhecimento. No último dia aconteceu a palestra com Marcos Pontes o único astronauta brasileiro.
Para participar da Jornada de Foguetes (2ª fase) é preciso antes participar da primeira fase que é realizada na própria escola, é chamada de fase local. Nessa etapa da Olimpíada é necessário fazer um lançamento do foguete, utilizando somente garrafa pet e como combustível vinagre com concentração 4% de ácido acético misturado com bicarbonato de sódio.
A reação dessa mistura irá produzir o gás dióxido de carbono que gera uma pressão interna no foguete que serve para lançar o foguete. Na fase Local, nossos alunos conseguiram a distância de 123 Metros no lançamento, distância suficiente para classificar para a segunda fase. A segunda fase é a etapa Nacional onde participar todas as escolas que conseguiram lançamento superior a 120 metros.













