Close Menu
A voz do Bem de ItapiúnaA voz do Bem de Itapiúna
  • Itapiúna
  • TV
  • WhatsApp
  • Benefícios
Facebook WhatsApp Instagram X (Twitter)
A voz do Bem de ItapiúnaA voz do Bem de Itapiúna
  • Sobre
    • Contato
    • Expediente
    • Anuncie
  • Programas Sociais
  • Notícias
    • Notícias de Itapiúna, Palmatória, Itans e Caio Prado
    • Ceacri
    • Classificados
    • Ceará
    • Giro de Notícias
    • Concurso
    • Maciço de Baturité
    • Dicas
  • TV
  • História
    • Principais Prédios de Itapiúna
    • História de Itapiúna
Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
ÚLTIMAS
  • Bolsa Família em abril: confira a data do NIS 1
  • Pé-de-Meia 2026: valores por etapa são revelados
  • Auxílio-doença pode virar aposentadoria e poucos sabem
  • Bolsa Família 2026: confira valor de abril no app
  • Pé-de-Meia 2026: saiba agora se você foi aprovado
  • Bolsa Família 2026: pesagem e vacina já começaram
  • Ceará: consulta da 5ª parcela dos precatórios do Fundef
  • Will Bank: FGC começa 2ª fase com bilhões liberados
A voz do Bem de ItapiúnaA voz do Bem de Itapiúna
Facebook Instagram WhatsApp
  • Sobre
  • Programas Sociais
  • Notícias
  • TV
  • História
Home»Ceará»Hemoce adota novos critérios para doação de sangue em voluntários que testaram positivo para Covid

Hemoce adota novos critérios para doação de sangue em voluntários que testaram positivo para Covid

26 de janeiro de 20223 Mins Read
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email Copy Link
COMPARTILHE
Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copy Link
🚨📰 Veja agora as últimas notícias:

    O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), adotou novos critérios para a doação de sangue de voluntários que tiveram Covid-19. Agora, pessoas com suspeita ou que testaram positivo para a doença podem realizar sua doação após dez dias da completa recuperação. Antes, os doadores tinham de aguardar 30 dias. A mudança foi estabelecida pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do Brasil.

    O documento traz, ainda, outras orientações para triagem clínica de candidatos à doação de sangue em relação ao risco de infecção pelo coronavírus. Pessoas assintomáticas com teste positivo para a doença ficam aptas a doar após dez dias da data da realização do teste. Já voluntários que tiveram contato com casos positivos podem doar depois de sete dias da última interação. Quem realizou isolamento voluntário ou por orientação médica fica habilitado a doar após finalizar o tempo de indicação de isolamento. Profissionais de saúde podem doar desde que estejam usando corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

    A mudança veio em um bom momento para atender aos hemocentros do Brasil, que em meio à pandemia de Covid-19 e ao surto de síndromes gripais que o País atravessa, viram seus estoques diminuírem. Nos primeiros dias de janeiro, o Hemoce teve uma redução de, aproximadamente, 40% nas doações de sangue em comparação ao mesmo período do mês anterior.
    “Hoje, temos muito mais dados sobre a segurança da doação e transfusão de sangue durante a pandemia. A alteração dos prazos de inaptidão dos doadores que tiveram Covid-19 ou contato com pessoas suspeitas permite que mais voluntários possam se candidatar à doação de sangue e que o Hemoce consiga manter seu estoque seguro para o atendimento de todos os pacientes do Ceará”, destaca Denise Brunetta, diretora de Hemoterapia do Hemoce.

    Doe sangue e salve vidas

    Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro.

    O Hemoce recebe os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 – WhatsApp.

    Locais de doação

    Na Capital, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; nos postos de coleta do hemocentro na Praça das Flores, na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; ou nas unidades do Shopping Parangaba, na Av. Germano Franck, 300 – Parangaba, e do Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro. No interior cearense, os doadores podem realizar o gesto de solidariedade nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.

    Com informações do Hemoce

    2193

    🚨 SAIBA AGORA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE 👇

    • ➡️ BOLSA FAMÍLIA: VEJA AS NOVIDADES
    • ➡️ VALE GÁS SOCIAL: VEJA AQUI
    • ➡️ GÁS DO POVO: SAIBA AQUI
    • ➡️ CARTÃO CEARÁ SEM FOME: CONFIRA
    • ➡️ MINHA CASA MINHA VIDA: SAIBA MAIS
    • ➡️ INSS: CALENDÁRIO E BENEFÍCIOS
    • ➡️ CNH POPULAR: VEJA COMO PARTICIPAR
    • ➡️ CARTÃO MAIS INFÂNCIA CEARÁ
    • ➡️ PÉ-DE-MEIA: CONFIRA O PROGRAMA
    Share. Facebook Twitter WhatsApp Telegram Threads Copy Link
    Previous ArticleSecretaria da Saúde de Itapiúna realizará aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 para o público de 10 e 11 anos nesta quarta (26)
    Next Article Secretaria da Saúde de Itapiúna amplia testagem de Covid-19
    Marcelino Martins
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação

    Posts Recentes

    Ceará: consulta da 5ª parcela dos precatórios do Fundef

    7 de abril de 2026

    Confira a programação da Instalação da Diocese de Baturité

    21 de março de 2026

    Caminhão do Cidadão levará serviços a 8 cidades do Ceará

    20 de março de 2026
    PESQUISAR
    Publicidade

     

     

     

     

    Top Posts

    Calendário de pagamento do Pé-de-Meia para os alunos

    18 de março de 202414

    Confira a 1ª lista de beneficiários do Programa do Vale Gás Social de 2024

    10 de abril de 20247

    Lista oficial do Vale Gás Social de dezembro de 2023

    14 de dezembro de 20232
    Gostou? Siga-nos
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Pesquise
    Apoie nosso site!

    📲 Envie um PIX e fortaleça nosso trabalho!🚀
    ➡️Pix (85) 9 9970 7484

    Veja agora

    Bolsa Família em abril: confira a data do NIS 1

    9 de abril de 2026

    Pé-de-Meia 2026: valores por etapa são revelados

    9 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    • Bolsa Família
    • Expediente
    • Política de Privacidade
    © 2026 avozdobem.com / .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site continua disponível gratuitamente graças aos anúncios exibidos para nossos visitantes. Se possível, pedimos gentilmente que desative seu bloqueador de anúncios para nos apoiar e ajudar a manter nosso conteúdo acessível a todos.