O PADIN – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil tem como finalidade formar competências familiares necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância.

O Programa visa apoiar as famílias em condições de pobreza e vulnerabilidade social no cuidado e na educação de suas crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, prioritariamente que ainda não têm atendimento à creche, realizando visitas domiciliares, encontros coletivos e comunitários para acompanhar e orientar as mães, os pais e os cuidadores das crianças nessa faixa etária.

No Município de Itapiúna 8 Agente de Desenvolvimento Infantil – ADI, atendem 80 famílias, são mais de 370 pessoas atendidas, entre crianças, adolescentes e adultos que se encontram em estado de vulnerabilidade.

“Atendemos as regiões de Fazenda Velha, Poço da Tábua, Barra dos Frazões, Massapé, Barra Nova, Marrecas, São José, Agrovila, Poço dos Porcos, Garrote, Juazeiro dos Galdinos, Poço Redondo, Mutamba, Cupira, Boa Vista, Nova Olinda. O programa acontece da seguinte forma: visitas domiciliares, encontros comunitários e o dia do brincar. Os planejamentos são quinzenais” informou Marcela Jeronimo, Supervisora Municipal do PADIN.

“A experiência de participar do Padin está sendo incrível e única, uma grande oportunidade de fazer parte da vida de cada família. É uma alegria e uma satisfação enorme de saber que estou contribuindo para o crescimento cognitivo de cada criança” destaca Fabíola Borges, Agente de Desenvolvimento Infantil.

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará, através da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios – COPEM, criou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – PADIN, no ano de 2014, dentro de uma concepção de gestão voltada para o desenvolvimento social, com planejamento elaborado e executado através de ações articuladas de promoção da criança enquanto sujeito de direitos.