Auxílio Gás: Confirmado valor e calendário de pagamento em outubro

Está confirmado o pagamento do Auxílio Gás referente ao mês de outubro, com valor de R$ 108,00 para as famílias contempladas. Não existe cadastro para ser contemplado pelo programa — os dados das famílias beneficiadas são retirados do Cadastro Único (CadÚnico), que identifica aquelas em situação de maior vulnerabilidade social. O benefício será pago junto com o Bolsa Família, seguindo o mesmo calendário de repasses conforme o final do NIS de cada beneficiário. CLIQUE AQUI E SAIBA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO. ▶️Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp◀️

O valor do Auxílio Gás será liberado em conta digital ou bancária, e, caso a família não possua uma dessas opções, será aberta automaticamente uma poupança social digital, quando possível. O benefício pode ser acumulado com outros auxílios e bolsas, como o próprio Bolsa Família, sem que o valor seja contabilizado como renda no CadÚnico.

O programa tem como objetivo auxiliar as famílias na compra do botijão de gás de 13 kg, amenizando o impacto desse custo essencial no orçamento doméstico. O pagamento é realizado bimestralmente, garantindo que as famílias de baixa renda tenham condições de manter o uso do gás de cozinha.

Podem ser contempladas pelo programa as famílias inscritas no CadÚnico, com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo, incluindo aquelas que já recebem benefícios de transferência de renda de qualquer esfera de governo. Também estão incluídas famílias que tenham em sua composição pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no CadÚnico.

Para as famílias registradas no CadÚnico, o pagamento é feito ao Responsável Familiar, preferencialmente à mulher indicada no cadastro. Já nos casos de famílias com beneficiários do BPC que não estejam inscritas no CadÚnico, o valor é pago ao titular do benefício assistencial ou ao seu Responsável Legal, conforme as regras do programa.