INSS: atualizar seus dados é a chave para não perder dinheiro

Manter os dados cadastrais atualizados no INSS é fundamental para assegurar o acesso à rede de benefícios previdenciários ofertados pelo Instituto. Mudanças como alteração de nome, estado civil ou endereço devem ser imediatamente comunicadas para que o segurado não tenha transtornos durante a análise e a liberação de seus direitos.▶️Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp.◀️

Essa é uma lição que a microempreendedora Elionai Araújo de Assis Lima compartilha após participar do mutirão “Todos em Ação”, realizado em Campo Grande (MS), no último fim de semana (16 e 17/08). Grávida do segundo filho, Elionai descobriu durante o atendimento que, mesmo tendo atualizado seus dados na Receita Federal após o casamento, era necessário informar as alterações também ao INSS. Nos registros do Instituto, ela ainda constava como “solteira” e com endereço antigo de outro município, condição que poderia dificultar ou mesmo impedir o acesso ao salário-maternidade.

“Eu achei que só atualizar na Receita já bastava. Ainda bem que fui orientada a conferir meus dados do INSS e consegui resolver tudo a tempo, antes do nascimento do meu bebê”, contou Elionai, que saiu do mutirão aliviada e com a situação regularizada.

O caso de Elionai serve de alerta para todos os segurados. Informações como nome, estado civil, endereço, número do CPF e outros dados pessoais atualizados são essenciais para o bom andamento dos processos de benefício, pois inconsistências podem gerar atrasos, pendências ou até o indeferimento dos pedidos.

A atualização do cadastro no INSS pode ser feita de forma simples e rápida pelo aplicativo Meu INSS, pelo site meu.inss.gov.br ou presencialmente nas agências, mediante agendamento pela Central 135. Ao manter os dados corretos, o segurado tem mais tranquilidade e segurança para acessar benefícios como aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e demais serviços da Previdência Social.

O INSS orienta que todos revisem suas informações periodicamente e comuniquem qualquer alteração. Garantir que o cadastro esteja atualizado é o melhor caminho para assegurar os direitos previdenciários e evitar transtornos quando mais se precisa.

Com informações do INSS