Close Menu
A voz do Bem de ItapiúnaA voz do Bem de Itapiúna
  • Itapiúna
  • TV
  • WhatsApp
  • Benefícios
Facebook WhatsApp Instagram X (Twitter)
A voz do Bem de ItapiúnaA voz do Bem de Itapiúna
  • Sobre
    • Contato
    • Expediente
    • Anuncie
  • Programas Sociais
  • Notícias
    • Itapiúna
    • Ceacri
    • Classificados
    • Ceará
    • Giro de Notícias
    • Concurso
    • Maciço de Baturité
    • Dicas
  • TV
  • História
    • Principais Prédios de Itapiúna
    • História de Itapiúna
Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
ÚLTIMAS
  • SETAS de Itapiúna divulga lista para atualizar cadastro
  • ONG Ceacri realizará Feira Comunitária dia 31 em Itans
  • Bolsa Família: NIS 5 liberado! Pagamento de março já
  • Centro Educacional Farias Costa se destaca nos Jogos Escolares
  • Dupla de Itapiúna é campeã cearense no Beach Tennis
  • Gás do Povo: URGENTE nova expansão atinge milhões
  • Seguro-Defeso: Pagamento do sexto lote já tem data
  • Pé-de-Meia: Pagamentos de março inicia; confira os valores
A voz do Bem de ItapiúnaA voz do Bem de Itapiúna
Facebook Instagram WhatsApp
  • Sobre
  • Programas Sociais
  • Notícias
  • TV
  • História
Home»Itapiúna»Itapiúna: Escola Recanto da Criança completa 40 anos

Itapiúna: Escola Recanto da Criança completa 40 anos

17 de março de 20185 Mins Read
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email Copy Link
COMPARTILHE
Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copy Link
🚨📰 Veja agora as últimas notícias:

    Na última sexta-feira, dia 16 de março, a Escola Recanto da Criança encerrou as festividades alusivas aos 40 anos da instituição. A solenidade contou com homenagens, apresentações, fala das autoridades e ainda teve um grande bolo.

    “40 anos de sabedoria, conhecimento, de desafios e acima de tudo de sucesso, sucesso de todos aqueles que passaram por aqui. A caminhada não é fácil, nunca foi fácil, mas quando a gente trabalha com uma equipe organizada e disciplinada, a cada momento fortalece o vínculo com as famílias e com as crianças, tudo facilita para que o sucesso possa acontecer” destacou Maria Jannecy Paixão, diretora da Escola Recanto da Criança.

    Prefeito Dário

    O Prefeito Dário Coelho durante seu discurso parabenizou todos os professores e diretores que passaram pela escola, ele deixou uma mensagem para os pais: “A criança tem que permanecer na escola, der força aos seus filhos para que eles nunca deixem de vir a escola, pois aqui é o futuro deles” disse Dário.

    O secretário municipal de educação, Arnaldo Araújo, ressaltou que “todos os diretores que passaram pela escola deram sua contribuição para que ela se torne o que é hoje, parabenizo a Jannecy (Diretora), Ricardo (coordenador pedagógico), a colaboradora Fátima e a todos que fazem a escola, esse momento é único” definiu Arnaldo.

    Foi uma semana repleta de atividades dedicadas a comemorar o aniversário da escola, teve concurso com diversas categorias e os alunos participaram ativamente fazendo desenhos, frases, poesia e produção textual, os vencedores de cada categoria foram apresentados e premiados durante a solenidade, confira a relação:

    1º ano – Categoria Desenho – Aluno Antônio Lucas Feitosa Viana da turma 1º do ano D, professora Luciede Ribeiro;

    2º ano – Categoria Desenho – Aluna Mirelle da turma do 2º ano B, professora Aldeniza Bezerra;

    3º ano – Categoria Frase – Aluna Catarina Garcia Rodrigues da turma do 3º ano C, professora Aline Freitas;

    4º ano – Categoria Poesia – Aluna Zeneida Aryadne Frango Bezerra;

    5º ano – Categoria Produção Textual – Aluna Emyle Holanda Assis da turma do 5º ano A, professora Natália Soares.

    Confira todas as fotos em nossa página no facebook:

    Veja como o encerramento, clique aqui.

    Conheça um pouco da História da Escola

    O ponto de partida desta caminhada educacional inicia-se na gestão municipal do Prefeito José Gonçalves Monteiro, que através do órgão municipal de educação teve a iniciativa de alugar uma casa situada na Rua Coronel João Viana, no ano de 1978, para que ali pudesse funcionar a denominada Escola de Nutrição. Está escola passou a funcionar com matrícula de 50 crianças divididas em duas turmas que funcionava uma no turno da manhã e outra no turno da tarde. Vale ressaltar que as atividades iniciais desta instituição não tinham finalidade pedagógica, elas estavam voltadas ao desenvolvimento social e assistencial das crianças favorecendo a socialização das mesmas e oferecendo duas alimentações por turno. A iniciativa sócio educacional na época era mantida pelo o Projeto Casulo e, a alimentação era fornecida pela LBA (Legião Brasileira de Assistência) que tinha sede em Quixadá e era preparada pela Senhora Maria Pereira Neves (conhecida como Maria do Zé de chapéu).

    A primeira gestora da escola foi a senhora Maria Iolanda Carneiro e as primeiras professoras foram as senhoras: Núbia Gondim, Francisca Vidal, Maria Leni Tavares e Joana Darc de Lima.

    As crianças matriculadas, todas da sede do Município, era filhos de agricultores, domésticas, garis, motoristas, funcionários da REFESA, professores e vereadores, dentre outros.

    No ano de 1980, ainda na gestão municipal do senhor José Gonçalves Monteiro que se mostrava comprometido com a educação do povo itapiunense, assumiu o compromisso de atender à solicitação de construção de uma escola municipal que atendesse crianças de 02 a 05 anos de idade. Naquele mesmo ano o prefeito comprou um terreno de 88m² de extensão, ao senhor José Jerônimo Sobrinho, situado na Rua Maria Mendes Jerônimo, no Bairro Umburanas, na sede do Município. Neste espaço foram construídos: 03 salas de aula, 01 cozinha, 01 refeitório, 02 banheiros, 01 sala de espera e 01 pátio grande descoberto. A escola abriu seus espaços para funcionamento em 16 de março de 1980 sendo inaugurada oficialmente em 15 de julho de 1980, pelo o Governador Virgílio Távora. Era mantida inicialmente com recursos da LBA e da Prefeitura Municipal.

    Mesmo com toda uma estrutura física, grande ainda eram as dificuldades: por a escola encontrar-se situada um pouco distante do centro da cidade, os pais tinha a responsabilidade de sem uso de transporte escolar levar as crianças para estudarem; o abastecimento de água era feito pelos os próprios pais que com baldes nas cabeças garantiam a água necessária para o funcionamento da mesma; a merenda era feita em fogão a lenha e o principal item da merenda naquela época era a paçoca feita manualmente pelas merendeiras no pilão.

    Em 1998, a escola deixa de ser denominada de Escola de Nutrição Recanto da Criança e recebe a denominação de Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Recanto da Criança.

    2817

    🚨 SAIBA AGORA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE 👇

    • ➡️ BOLSA FAMÍLIA: VEJA AS NOVIDADES
    • ➡️ VALE GÁS SOCIAL: VEJA AQUI
    • ➡️ GÁS DO POVO: SAIBA AQUI
    • ➡️ CARTÃO CEARÁ SEM FOME: CONFIRA
    • ➡️ MINHA CASA MINHA VIDA: SAIBA MAIS
    • ➡️ INSS: CALENDÁRIO E BENEFÍCIOS
    • ➡️ CNH POPULAR: VEJA COMO PARTICIPAR
    • ➡️ CARTÃO MAIS INFÂNCIA CEARÁ
    • ➡️ PÉ-DE-MEIA: CONFIRA O PROGRAMA
    Share. Facebook Twitter WhatsApp Telegram Threads Copy Link
    Previous ArticlePadre Reginaldo Manzotti: Entendendo o silêncio de Deus
    Next Article Alunos do Maciço de Baturité passam a contar com mais uma Escola de Educação Profissional
    Marcelino Martins
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação

    Posts Recentes

    SETAS de Itapiúna divulga lista para atualizar cadastro

    24 de março de 2026

    Centro Educacional Farias Costa se destaca nos Jogos Escolares

    23 de março de 2026

    Dupla de Itapiúna é campeã cearense no Beach Tennis

    23 de março de 2026
    PESQUISAR
    Publicidade

     

     

     

     

    Top Posts

    Calendário de pagamento do Pé-de-Meia para os alunos

    18 de março de 202410

    Confira a 1ª lista de beneficiários do Programa do Vale Gás Social de 2024

    10 de abril de 20246

    Lista oficial do Vale Gás Social de dezembro de 2023

    14 de dezembro de 20231
    Gostou? Siga-nos
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Pesquise
    Apoie nosso site!

    📲 Envie um PIX e fortaleça nosso trabalho!🚀
    ➡️Pix (85) 9 9970 7484

    Veja agora

    SETAS de Itapiúna divulga lista para atualizar cadastro

    24 de março de 2026

    ONG Ceacri realizará Feira Comunitária dia 31 em Itans

    24 de março de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    • Bolsa Família
    • Expediente
    • Política de Privacidade
    © 2026 avozdobem.com / .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site continua disponível gratuitamente graças aos anúncios exibidos para nossos visitantes. Se possível, pedimos gentilmente que desative seu bloqueador de anúncios para nos apoiar e ajudar a manter nosso conteúdo acessível a todos.