Os estudantes beneficiários do Programa Pé-de-Meia não receberão o Incentivo-Frequência durante o mês de julho. A pausa ocorre porque, tradicionalmente, as escolas públicas entram em período de férias escolares e, sem aulas, não há registro de frequência para ser enviado ao Ministério da Educação (MEC), requisito indispensável para a liberação dessa parcela do benefício.
A suspensão do pagamento em julho não significa que o estudante perdeu o direito ao Pé-de-Meia. De acordo com as regras do programa, o Incentivo-Frequência é pago apenas quando há aulas e registro da presença do aluno. Assim, durante o recesso escolar, não existe frequência a ser contabilizada, motivo pelo qual o pagamento fica temporariamente interrompido.
O MEC esclarece que, após o retorno das aulas, os depósitos voltam a ocorrer normalmente, seguindo o calendário oficial do programa. Para continuar recebendo o benefício, o estudante deve permanecer regularmente matriculado na rede pública de ensino, manter a frequência mínima exigida e estar com os dados escolares enviados corretamente pela instituição de ensino.
O Incentivo-Frequência é uma das principais modalidades do Pé-de-Meia e foi criado para estimular a permanência dos estudantes no ensino médio público. O pagamento depende do envio mensal das informações de presença pelas redes estaduais e distritais de ensino ao Ministério da Educação, que valida os dados antes de autorizar os depósitos realizados pela Caixa Econômica Federal.
Segundo as regras do programa, o estudante não precisa fazer nenhum procedimento específico durante o período de férias. A pausa nos pagamentos acontece automaticamente em razão da ausência de aulas. Assim que o calendário letivo for retomado e as frequências voltarem a ser registradas pelas escolas, o processo de pagamento será restabelecido para quem continuar atendendo aos critérios do programa.
É importante destacar que os últimos pagamentos do Incentivo-Frequência ocorrem no fim de junho e início de julho, antes do período de férias. Durante o mês de julho não há depósito dessa modalidade de incentivo. Os pagamentos são retomados após o reinício das atividades escolares, conforme o cronograma oficial divulgado pelo Ministério da Educação.
Para evitar problemas na liberação das próximas parcelas, o estudante deve verificar se a matrícula permanece ativa, manter frequência igual ou superior ao percentual mínimo exigido pelo programa e acompanhar regularmente sua situação pelos canais oficiais. Caso exista alguma divergência nas informações escolares ou cadastrais, a orientação é procurar a direção da escola para correção dos dados. Se a inconsistência estiver relacionada ao Cadastro Único (CadÚnico), a família deve buscar atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
As informações sobre pagamentos, situação do benefício e calendário podem ser consultadas pelos canais oficiais do Programa Pé-de-Meia, pelo aplicativo Jornada do Estudante, desenvolvido pelo Ministério da Educação, e pelo CAIXA Tem, onde os estudantes acompanham os depósitos realizados na conta digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal.
Dessa forma, a ausência do pagamento do Incentivo-Frequência em julho faz parte do funcionamento normal do Programa Pé-de-Meia e não representa cancelamento ou perda do benefício. Os repasses voltam a ser realizados após as férias escolares para os estudantes que continuarem cumprindo todas as exigências previstas pelo Governo Federal.
Foto: Reprodução
