Conta de luz: começa desconto ampliado que reduz gastos

Começou a valer desde a última quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, a ampliação da faixa de renda para mais de 55 milhões de beneficiários que receberão o Desconto Social de Energia Elétrica do governo federal na conta de luz.➡️Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp.⬅️

O novo desconto complementa a Tarifa Social de Energia “Luz do Povo” já existente e é destinado para as famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que tenham renda mensal entre meio e um salário-mínimo por pessoa.

Com a nova norma, o beneficiário tem direito a desconto de até 120 quilowatts-hora no consumo por mês.

As residências que ultrapassarem esse limite vão pagar a tarifa normal.

O benefício deve alcançar mais 55 milhões de brasileiros, somando mais de 115 milhões atendidos direta ou indiretamente pelas medidas.

A Medida Provisória que ampliou a gratuidade da conta de luz para famílias de baixa renda estava sendo aplicada desde julho de 2025, para famílias com consumo de até 80 quilowatts-hora mensal. Ela foi sancionada em outubro.

Os recursos para custear os descontos vêm da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo para políticas públicas do setor de energia.

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil