CNH Popular: Governo vai abrir inscrições no ABCDetran

O Governo do Ceará anunciou que nesta terça-feira, 11 de novembro, serão abertas novas vagas do programa CNH Popular, voltadas a mulheres vítimas de violência, e será lançada a primeira edição do ABCDetran, uma iniciativa inédita que permitirá que pessoas não alfabetizadas conquistem a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ação é promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e integra as políticas públicas de inclusão social do Estado.🚨Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp🚨.

O ABCDetran tem como objetivo capacitar pessoas que não sabem ler ou escrever, oferecendo aulas de letramento e educação para o trânsito, além das aulas práticas exigidas para a obtenção da CNH. O programa é voltado a maiores de 18 anos, não alfabetizados e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

As inscrições para o ABCDetran e para as novas vagas da CNH Popular estarão disponíveis a partir do dia 11 de novembro, exclusivamente pelo site oficial www.detran.ce.gov.br. De acordo com o Detran, as vagas são destinadas a candidatos de todos os 184 municípios cearenses, garantindo o acesso de pessoas em diferentes regiões do estado.

Na nova modalidade da CNH Popular voltada para mulheres vítimas de violência, o programa busca promover autonomia e segurança a quem enfrenta situações de vulnerabilidade. As interessadas devem estar inscritas no CadÚnico e comprovar a condição junto a órgãos como a Casa da Mulher Brasileira, Centro de Referência da Mulher ou Defensoria Pública do Estado do Ceará.

O Detran reforça que todas as etapas do processo de inscrição são gratuitas e realizadas somente pelo portal oficial. A autarquia alerta ainda que não há intermediários autorizados, recomendando que as candidatas evitem anúncios ou links falsos que circulam em redes sociais.