Durante a 147ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), conversou com 30 reitores e pró-reitores das instituições da rede federal sobre a implementação do Programa Pé-de-Meia na rede. O diálogo ocorreu na quarta-feira, 13 de agosto, no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Vitória (ES).▶️Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp.◀️
Em 2025, 41 instituições federais aderiram ao Pé-de-Meia, beneficiando cerca de 101 mil estudantes. O objetivo do encontro foi reforçar a parceria com a rede federal, ampliar a compreensão sobre as demandas e apresentar soluções para desafios já mapeados.
Durante a reunião, foram discutidos desafios técnicos e operacionais na implementação do Pé-de-Meia nos Institutos Federais, bem como a importância de aprofundar a dimensão pedagógica do programa, dando destaque ao papel dos Institutos Federais nesse processo, como destacou a diretora de Incentivos a Estudantes da Educação Básica, Marisa Costa. “Nossa participação no encontro do Conif foi muito importante para dialogarmos com reitores e pró-reitores dos IFs sobre o Programa Pé-de-Meia. Na pauta, destacamos as ações da Diretoria do Pé-de-Meia para a operacionalização dos dados no sistema e, também, para a dimensão pedagógica do programa”.
A reitora do Instituto Federal de Brasília e coordenadora da Câmara de Políticas Estudantis do Conif, Veruska Machado, também destacou que “este momento é essencial para estreitar o diálogo com os reitores, especialmente por se tratar de uma das mais importantes políticas públicas de permanência e êxito escolar. Ainda há a necessidade de modernizar os sistemas, qualificar as equipes e manter um acompanhamento constante das demandas operacionais, e essa aproximação certamente contribuirá para o aperfeiçoamento do programa”, explicou.
A presidente do Conif, Ana Paula Giraux, também relacionou o momento ao lançamento da Estratégia Pedagógica Rumo Certo, instituída pela Portaria nº 496/2025, pois “com o lançamento dessa estratégia, o MEC avança na perspectiva pedagógica do Pé-de-Meia por meio do desenvolvimento de ações preventivas contra a reprovação, o abandono e a evasão escolar. Vale destacar que as instituições da rede federal podem atuar como parceiras estratégicas nas quatro frentes de ação da Rumo Certo”, disse.
A ação Estratégica Pedagógica Rumo Certo é composta pelas seguintes frentes: estruturação da governança e da gestão da política; formação de profissionais da educação em áreas como gestão de dados, práticas pedagógicas e gestão escolar; aprimoramento da gestão dos dados de matrícula e frequência; e desenvolvimento de ações preventivas contra a reprovação, o abandono e a evasão escolar.
O encontro também abriu espaço para alinhamentos com o projeto Rede APE – Acesso, Permanência e Êxito, que terá o Pé-de-Meia como exemplo de boa prática nos seminários regionais previstos para este ano, em todas as regiões do país.
Com informações do MEC