Reembolsos do INSS começam dia 24/07: saiba como aderir

Posts recentes

Gostou? COMPARTILHE:

Aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos por entidades associativas em seus benefícios poderão receber os valores de volta a partir do dia 24 de julho, por meio de um acordo firmado pelo Governo Federal com o INSS. Quem aderir até o dia 21 de julho já será incluído no primeiro lote de pagamentos, que seguirá em ordem cronológica de adesão. ▶️Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp.◀️

Quem tem direito ao ressarcimento?

Têm direito ao reembolso aposentados e pensionistas que foram alvo de descontos não autorizados entre março de 2020 e março de 2025, feitos diretamente nos seus benefícios do INSS.

Pagamento será feito em parcela única

  • O pagamento será feito em uma única parcela diretamente na conta em que o beneficiário já recebe o benefício previdenciário.
  • Os depósitos começam no dia 24 de julho, com lotes diários, até que todos os casos sejam processados.
  • A ordem de pagamento seguirá a data da adesão: quem aceitar o acordo primeiro, recebe primeiro.

A devolução é totalmente gratuita

Todo o processo é gratuito para o segurado.
Não é necessário apresentar documentos adicionais, nem contratar advogado ou entrar com ação judicial.

Como aderir ao acordo?

A adesão pode ser feita de duas formas simples:

Passo a passo para adesão no app Meu INSS

  1. Acesse o Meu INSS com seu CPF e senha
  2. Vá até a opção “Consultar Pedidos”
  3. Clique em “Cumprir Exigência” (para cada pedido, se houver mais de um)
  4. Leia o comentário final e selecione “Sim” no campo “Aceito receber”
  5. Clique em “Enviar”. Após isso, o pagamento será processado automaticamente

Presidente e ministro reforçam importância da adesão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou:

“O Governo do Brasil firmou um acordo histórico com o INSS, MPF, DPU e OAB para acelerar a devolução dos descontos ilegais. Quem aderir até 21/07 recebe a partir de 24/07.”

Já o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, alertou:

“O dinheiro está disponível. Quem aderir primeiro, recebe primeiro. Não espere nem mais um minuto.”

Conciliação homologada pelo STF

O plano de ressarcimento foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e firmado entre:

  • Ministério da Previdência Social
  • INSS
  • Advocacia-Geral da União (AGU)
  • Defensoria Pública da União (DPU)
  • Ministério Público Federal (MPF)
  • Conselho Federal da OAB

Até o momento, o INSS recebeu mais de 4 milhões de contestações, o equivalente a 97,4% dos pedidos abertos.

E se a entidade apresentar justificativas?

Caso a entidade apresente documentação contestando a devolução:

  • O beneficiário poderá aceitar os argumentos
  • Ou contestar por falsidade ideológica
  • Ou declarar que não reconhece a assinatura

Se o beneficiário mantiver a contestação:

  • A entidade será intimada a devolver os valores em até 5 dias úteis
  • Se não cumprir, o caso será auditado
  • O INSS orientará o segurado sobre medidas judiciais
  • O governo está firmando parcerias com Defensorias Públicas Estaduais para oferecer apoio jurídico gratuito

Até quando é possível contestar?

Os beneficiários que ainda não contestaram descontos indevidos poderão fazê-lo até o dia 14 de novembro de 2025.

Gostou? COMPARTILHE:

Ceará Sem Fome

Vale Gás Social

Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação