O governo federal lançará no próximo dia 5 de agosto o programa Gás para Todos, iniciativa voltada à ampliação do acesso ao gás de cozinha para famílias de baixa renda em todo o país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), durante evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Minas Novas (MG), no Vale do Jequitinhonha. ▶️Não perca nenhuma notícia o PROGRAMA, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp.◀️
A nova política pública tem como objetivo atender até 17 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade até dezembro de 2027. A proposta integra a estratégia do governo para combater a pobreza energética e promover melhores condições de saúde e segurança alimentar para a população mais carente.
Segundo o ministro, o programa vai complementar o atual Auxílio Gás, que já subsidia parte do valor do botijão para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A nova modalidade será direcionada a pessoas com renda per capita de até meio salário mínimo, ampliando o alcance da assistência.
“É um novo programa social fundamental para o combate à pobreza energética e para a preservação da saúde pública, da mulher e das crianças. Muitas ainda cozinham de forma inadequada, com lenha ou outros meios prejudiciais”, afirmou Silveira.
A operacionalização será feita com um novo cartão e sistema de pagamento, atualmente em fase final de desenvolvimento pela Caixa Econômica Federal.
— Vai ser um novo cartão, um novo sistema que está em fase final na Caixa — acrescentou.
Embora os valores, periodicidade dos repasses e critérios detalhados ainda não tenham sido divulgados, a previsão é que o Gás para Todos funcione como uma política de longo prazo, com recursos permanentes no orçamento da União.
O lançamento oficial será conduzido pelo presidente Lula em cerimônia marcada para o início de agosto. A escolha de Minas Novas para o anúncio preliminar destaca o foco do programa em regiões historicamente marcadas pela vulnerabilidade social, como o semiárido mineiro e áreas do Norte e Nordeste.