O chá de hortelã, tradicionalmente consumido em muitas famílias brasileiras, vai muito além do sabor refrescante e do aroma agradável. A infusão da planta Mentha spp., conhecida popularmente como hortelã, possui propriedades medicinais comprovadas que auxiliam em diversas funções do organismo, sobretudo no sistema digestivo. ➡️Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp.⬅️
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a hortelã é amplamente utilizada no preparo de pratos, sucos e chás. No entanto, suas propriedades medicinais são um dos seus maiores destaques. A planta atua como digestiva, ajuda na eliminação de gases, alivia dores de garganta, sintomas de gripes e, ainda, tem ação vermífuga — sendo útil contra vermes intestinais.
A nutricionista Nairana Borim, do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, reforça que a infusão de hortelã também tem ação contra o inchaço abdominal e a flatulência. “O chá ajuda a aliviar desconfortos digestivos, como gases e inchaço, além de ser eficaz no combate a náuseas e enjoos, devido à sua capacidade de relaxar os músculos do estômago”, explica Borim.
Para obter todos os benefícios da hortelã, é recomendado consumir entre 1 a 2 xícaras por dia. No entanto, o momento da ingestão influencia diretamente nos efeitos. Quem sofre com problemas digestivos, por exemplo, deve consumir a bebida sempre após as refeições, para potencializar os efeitos no sistema gastrointestinal.
O uso medicinal da planta também é reconhecido pelo Ministério da Saúde. A Cartilha de Plantas Medicinais do Sistema Único de Saúde (SUS) destaca a hortelã como eficaz no auxílio à digestão, no tratamento de parasitoses intestinais e também contra diarreias causadas por ameba ou giardíase.
Receita recomendada pela Cartilha de Plantas Medicinais do SUS:
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de folhas frescas ou 1 colher (chá) de folhas secas de hortelã
- 150 ml de água
Modo de preparo:
- Ferva a água e desligue o fogo assim que levantar fervura;
- Acrescente a hortelã, tampe e deixe descansar por 5 minutos;
- Coe e beba em seguida.
A recomendação é consumir o chá de 2 a 4 vezes por dia, enquanto persistirem os sintomas. É importante lembrar que o uso da hortelã, embora natural, deve seguir as quantidades indicadas e não substitui orientações médicas quando os sintomas são persistentes ou graves.
Fontes e referências:
- Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária): “A hortelã (Mentha spp.) é uma planta bastante utilizada em preparo de pratos, de sucos e de chás. No entanto, a hortelã tem também propriedades medicinais […]”
- Nairana Borim, nutricionista do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz: “O chá ajuda a aliviar desconfortos digestivos, como gases e inchaço […]”
- Cartilha de Plantas Medicinais do SUS: “O chá de hortelã auxilia na digestão, no tratamento de parasitoses intestinais e nas diarreias causadas por ameba ou giardíase.”