A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prorrogou até a próxima sexta-feira, dia 18 de julho, o prazo para que beneficiários do Programa Bolsa Família realizem a atualização das condicionalidades de saúde exigidas. A medida tem como objetivo garantir que um maior número de famílias possa cumprir os requisitos e manter o recebimento do benefício. ➡️Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp.⬅️
Devem atualizar os dados os beneficiários com crianças menores de sete anos, mulheres em idade fértil (entre 14 e 44 anos), gestantes e lactantes. As informações a serem verificadas incluem o registro das vacinas na caderneta infantil, o acompanhamento de saúde das mulheres e o pré-natal, quando aplicável.
Atualmente, cerca de 523 mil pessoas estão aptas ao acompanhamento das condicionalidades de saúde em Fortaleza. No entanto, até o momento, 32% dos beneficiários ainda não compareceram às unidades de saúde para realizar a atualização, que ocorre semestralmente e é obrigatória para evitar bloqueios ou suspensão do pagamento do Bolsa Família.
O atendimento é feito nos postos de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Para ser atendido, o beneficiário deve apresentar o Número de Identificação Social (NIS), a caderneta de vacinação das crianças, o cartão das gestantes e, se tiver, o cartão de acompanhamento do programa.