Close Menu
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
  • Itapiúna
  • TV
  • WhatsApp
  • Programas Sociais
Facebook WhatsApp Instagram X (Twitter)
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
  • Sobre
    • Contato
    • Expediente
    • Anuncie
  • Programa Sociais
  • Notícias
    • Notícias de Itapiúna, Palmatória, Itans e Caio Prado
    • Ceacri
    • Classificados
    • Ceará
    • Giro de Notícias
    • Concurso
    • Maciço de Baturité
    • Dicas
  • TV
  • História
    • Principais Prédios de Itapiúna
    • História de Itapiúna
Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
ÚLTIMAS
  • Pé-de-Meia 2026: nova parcela começa a ser paga
  • Novo Desenrola Brasil: principais dúvidas são esclarecidas
  • Bolsa Família: NIS final 6 recebe pagamento dia 25
  • Carreta de exames chega a Baturité para diagnóstico
  • INSS: 2ª parcela do 13º começa nesta segunda (25)
  • Bolsa Família 2026: ações de comunicação em maio
  • Pé-de-Meia: nova parcela de R$ 200 começa segunda
  • Bolsa Família: Ceará tem melhor resultado do país
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
Facebook Instagram WhatsApp
  • Sobre
  • Programa Sociais
  • Notícias
  • TV
  • História
Home»Itapiúna»Açude Castro, em Itapiúna, completa quase 16 anos sem sangrar

Açude Castro, em Itapiúna, completa quase 16 anos sem sangrar

1 de abril de 20252 Mins Read
COMPARTILHE Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copiar link
COMPARTILHE
Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copiar link

O Açude Castro, localizado no município de Itapiúna, não atinge 100% de sua capacidade há quase 16 anos. A última vez que o reservatório sangrou foi em 20 de julho de 2009. Desde então, apesar dos períodos chuvosos, o açude não conseguiu alcançar seu volume máximo. No dia 1º de abril de 2025, o nível do reservatório estava em 47,86%, conforme levantamento do site A Voz do Bem junto à COGERH e à FUNCEME. Construído em 1997, o açude pertence ao Sistema Metropolitana, com uma bacia hidrográfica de 353,86 km².

🚨 Não perca nenhuma notícia importante! 📲 Clique aqui e siga nosso grupo exclusivo no WhatsApp. ⬅️

A cada inverno, cresce a expectativa entre os moradores de Itapiúna para que o açude volte a atingir sua capacidade total. O reservatório tem um volume de 62,31 hm³ e vazão regularizada de 286,67 L/s, sendo essencial para o abastecimento humano e agrícola. O monitoramento das chuvas e dos níveis de água tem sido acompanhado de perto por órgãos competentes. A barragem possui 656 metros de comprimento, 6 metros de largura no coroamento e altura máxima de 24,39 metros. O sangradouro tem cota de 151,5 metros e largura de 80 metros, enquanto a cota da barragem chega a 154,7 metros.

Além da esperança de vê-lo novamente sangrar, há também preocupações sobre o escoamento da água. A infraestrutura da região precisa estar preparada para direcionar o excedente de forma segura e minimizar riscos para as áreas próximas. O planejamento hídrico e a manutenção dos canais de escoamento são essenciais para evitar transtornos. A tomada d’água, do tipo galeria, tem 98 metros de comprimento e diâmetro de 800 mm, garantindo a liberação controlada do volume armazenado.

Diante do longo período sem atingir sua capacidade total, o Açude Castro reforça a importância da gestão dos recursos hídricos na região. A expectativa dos moradores segue renovada a cada temporada chuvosa, enquanto o monitoramento segue como peça-chave para o equilíbrio entre oferta e demanda de água.

O Véu de Noiva (válvulas) do açude está fechado por decisão da Comissão Gestora. A medida foi adotada para melhor controle dos recursos hídricos.

Foto: Reprodução

Últimas notícias sobre Programas Sociais:

  • Bolsa Família
  • Gás do Povo
  • Pé-de-Meia
  • INSS
  • Cartão Ceará Sem Fome
  • Cartão Mais Infância Ceará
  • Minha Casa, Minha Vida
  • Vale Gás Social
  • CNH Popular
Compartilhar. Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copiar link
Artigo anteriorSecretaria de Saúde de Itapiúna torna público o resultado das inscrições
Próximo artigo Itapiúna: Secretaria de Educação divulga resultado do recurso da análise curricular do edital nº 002/2025
Marcelino Martins
  • Site
  • Facebook
  • Instagram

Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação

Posts Recentes

Carreta de exames chega a Baturité para diagnóstico

23 de maio de 2026

Ministro visita obras da Transnordestina em 3 cidades

20 de maio de 2026

Abono salarial: liberado para nascidos em maio e junho

15 de maio de 2026
PESQUISAR
Publicidade

 

 

 

 

Gostou? Siga-nos
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
  • WhatsApp
  • Twitter
  • Instagram
Pesquise
Apoie nosso site!

📲 Envie um PIX e fortaleça nosso trabalho!🚀
➡️Pix (85) 9 9970 7484

Veja agora

Pé-de-Meia 2026: nova parcela começa a ser paga

25 de maio de 2026

Novo Desenrola Brasil: principais dúvidas são esclarecidas

24 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok
  • Bolsa Família
  • Expediente
  • Programas Sociais
  • Política de Privacidade
2006 - 2026 avozdobem.com | Itapiúna - CE.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site continua disponível gratuitamente graças aos anúncios exibidos para nossos visitantes. Se possível, pedimos gentilmente que desative seu bloqueador de anúncios para nos apoiar e ajudar a manter nosso conteúdo acessível a todos.