Connect with us

Itapiúna

Governo do Ceará lança edital para seleção de 10 mil agentes jovens ambientais

Publicado

on

As inscrições para o Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA) começam nesta sexta-feira (12). Os interessados podem se inscrever no endereço eletrônico www.sema.ce.gov.br/inscrição-aja até o dia 26 de fevereiro. O AJA oferece oportunidade de capacitação na área ambiental, para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), concederá aos selecionados, auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200 reais. Segundo Artur Bruno, titular da SEMA, o AJA é um programa de inclusão social e de educação ambiental. “Os jovens serão capacitados, eles aprenderão a fazer os seus projetos para melhorar o meio ambiente de seus municípios”, disse. Com certeza esse é um projeto que terá uma grande repercussão e vai contribuir para um Estado melhor preparado para a sustentabilidade”, completa.

O Programa será executado, coordenado e monitorado pela Sema. Aos municípios participantes caberá o acompanhamento e a supervisão. Além do auxílio financeiro, a Sema dará um curso de formação (em formato de Ensino à Distância), seguro acidente, fardamento e certificado.

O AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. “É um programa que vai inserir esses jovens no contexto ambiental do Ceará e não tenho dúvida que será um grande aprendizado para todos eles”, enfatizou Camilo Santana.

Os jovens serão capacitados para promover a educação e conscientização ambiental junto à população, mostrando a importância das políticas de desenvolvimento sustentável. Além disso, eles também vão estimular a participação de outras pessoas de suas comunidades, reforçando a necessidade do esforço coletivo em torno da sustentabilidade.

Dentre os projetos que serão executados pelos jovens agentes, podemos destacar ações de coleta seletiva, arborização e campanhas contra abandono de animais e ocupações
irregulares em área de preservação permanente.

SERVIÇO

Inscrições para o Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA)
Período: 12 a 26 de fevereiro de 2021
Endereço eletrônico: www.sema.ce.gov.br/inscrição-aja.

Acesse:

– Edital

Compartilhe

Anúncios

https://www.avozdobem.com/wp-content/uploads/2020/08/Mercantil-Bom-Preco.jpg
Mercantil Bom Preço
https://www.avozdobem.com/wp-content/uploads/2021/02/Viviane-Carlos.jpg
Viviane Carlos
https://www.avozdobem.com/wp-content/uploads/2020/08/AFAGU-Itapiuna.jpg
AFAGU Itapiúna
https://avozdobem.com/wp-content/uploads/2017/10/ceacri1.jpg
ceacri1
https://www.avozdobem.com/wp-content/uploads/2020/12/papel-e-cor.jpg
papel-e-cor
https://www.avozdobem.com/wp-content/uploads/2020/08/Michely-Arcelino-.jpg
Michely Arcelino
https://www.avozdobem.com/wp-content/uploads/2019/12/Farmácia-Drogagildo-1.png
Farmácia Drogagildo
https://avozdobem.com/wp-content/uploads/2017/10/calçadão.jpg
Calçadão das Variedades
https://www.avozdobem.com/wp-content/uploads/2020/08/Supermercado-AR-Santos.jpg
Supermercado AR Santos
https://www.avozdobem.com/wp-content/uploads/2019/07/JLE-.png
JLE
https://www.avozdobem.com/wp-content/uploads/2019/03/plasa.png
plasa
×