Close Menu
A voz do Bem de Itapiúna
  • Itapiúna
  • TV
  • WhatsApp
  • Benefícios
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Sobre
    • Contato
    • Expediente
    • Anuncie
  • Benefícios para você
  • Notícias
    • Itapiúna
    • Ceacri
    • Classificados
    • Ceará
    • Giro de Notícias
    • Concurso
    • Maciço de Baturité
    • Dicas
  • TV
  • História
    • Principais Prédios de Itapiúna
    • História de Itapiúna
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
A voz do Bem de ItapiúnaA voz do Bem de Itapiúna
  • Sobre
    • Contato
    • Expediente
    • Anuncie
  • Benefícios para você
  • Notícias
    • Itapiúna
    • Ceacri
    • Classificados
    • Ceará
    • Giro de Notícias
    • Concurso
    • Maciço de Baturité
    • Dicas
  • TV
  • História
    • Principais Prédios de Itapiúna
    • História de Itapiúna
Subscribe
A voz do Bem de Itapiúna
Home»Giro de Notícias»Dores intensas e dificuldade na digestão podem ser indícios de pedra na vesícula
Giro de Notícias

Dores intensas e dificuldade na digestão podem ser indícios de pedra na vesícula

Marcelino MartinsBy Marcelino Martins15 de setembro de 2020Nenhum comentário4 Mins Read
Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Dores intensas, vômito, calafrio, febre e icterícia (pele e olhos amarelados) podem ser apenas alguns dos sintomas de cálculo biliar, também conhecido como pedra na vesícula. Inicialmente, alguns pacientes podem ser assintomáticos, mas, com o tempo, passam a sentir dificuldade na digestão ou dores após ingerir alimentos mais “pesados”, como gordura ou massas. É o que explica o cirurgião-geral Gláucio Nóbrega, que atua no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado.

“O incômodo passa ou, às vezes, é preciso medicar com remédio para dor. O mais importante é procurar um médico e fazer o exame para saber a causa. Descobrindo o cálculo, tem de fazer a cirurgia até para evitar agravamentos”, explicou o médico, que há três anos atende pacientes com este quadro no HMJMA.

A vesícula é um órgão localizado próximo ao fígado e tem a função de armazenar a bile, líquido que auxilia na digestão das gorduras e contém grande quantidade de sais biliares, sintetizados a partir de várias substâncias, entre elas o colesterol. Quando algumas dessas substâncias aumentam a sua concentração na bile, elas podem ir se acumulando na vesícula. Ao passar dos meses e anos, esses acúmulos formam as pedras. “O tratamento é a remoção da vesícula [cirurgicamente]”, destacou o médico.

As cirurgias normalmente são feitas por videolaparoscopia, procedimento que não necessita de cortes longos. O paciente pode ter alta em até dois dias. Em casos mais graves, no entanto, quando a inflamação da vesícula já ocasionou adesão dela a outros órgãos, é preciso realizar incisão, tornando o procedimento mais invasivo.

Outro quadro considerado de maior gravidade envolvem pedras menores, as quais podem migrar pelo canal biliar em direção ao intestino. “Nessa passagem tem uma válvula e a pedra pode ficar presa nela, ocasionado inflamação na vesícula e no pâncreas”, disse o cirurgião, explicando que, nestes casos, é preciso uma investigação maior antes da cirurgia para saber se há comprometimento do pâncreas.

“O paciente, cedo ou tarde, terá de fazer a cirurgia. Então, o ideal é evitar complicações”, disse o médico. Ivanilda Fernandes Rocha Melo, de 52 anos, passou pelo procedimento no HMJMA no dia 3 de setembro. “Eu sentia muita dor, ia à UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e me falavam que era pedra na vesícula. Mas eu só tomava remédio para dor e voltava para casa”, conta a atendente, que remediou o problema por três anos.

Recentemente, o quadro dela se agravou. “Eu vomitava sem parar, não conseguia comer, a dor voltava a toda hora. Ai o cirurgião disse pra mim que não tinha mais como adiar”, afirmou. A cirurgia correu sem complicações e ela pode retornar para casa 24 horas depois.

Alimentação saudável

Gláucio Nóbrega explica que não há como prevenir a formação do cálculo biliar, mas é possível reduzir os riscos de formação dele. Para isso, é necessário ter uma alimentação balanceada, rica em fibras, e evitar o consumo de gorduras e massas. Exercícios também podem contribuir, tendo em vista que o sedentarismo aumenta o colesterol ruim. Fumar também pode afetar o funcionamento correto da vesícula.

Uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios, além melhorar o funcionamento da vesícula, contribui para saúde como um todo. Melhora o desempenho cardiovascular, reduz colesterol e previne outras doenças.

Acesso

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar recebe pacientes com pedra na vesícula provenientes da Central de Regulação do Estado. Após o encaminhamento para a unidade, as pessoas passam por consulta ambulatorial e bateria de exames antes da cirurgia. Em 2019, a unidade realizou mil procedimentos de remoção de vesícula biliar.

Fonte: Governo do Ceará e Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA)

1757
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Previous ArticleCagece retoma serviços presenciais em Itapiúna e 61 núcleos de atendimento no interior
Next Article A Piece of The Wrecked 1986 Challenger Space Shuttle was Found
Marcelino Martins
  • Website
  • Facebook
  • Instagram

Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação

Related Posts

Giro de Notícias

Projeto sobre folga para exames de trabalhador vai à sanção

13 de março de 2026
Giro de Notícias

Câmara aprova spray de pimenta para defesa de mulheres

12 de março de 2026
Giro de Notícias

Anvisa surpreende e libera remédios para câncer e diabetes

11 de março de 2026
PESQUISAR
Publicidade

 

 

 

 

Top Posts

Calendário de pagamento do Pé-de-Meia para os alunos

18 de março de 20240

Confira a 1ª lista de beneficiários do Programa do Vale Gás Social de 2024

10 de abril de 20240

Lista oficial do Vale Gás Social de dezembro de 2023

14 de dezembro de 20230
Stay In Touch
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
  • WhatsApp
  • Twitter
  • Instagram
Pesquise
Confira

Calendário de pagamento do Pé-de-Meia para os alunos

18 de março de 20240

Confira a 1ª lista de beneficiários do Programa do Vale Gás Social de 2024

10 de abril de 20240

Lista oficial do Vale Gás Social de dezembro de 2023

14 de dezembro de 20230
Veja agora

Projeto sobre folga para exames de trabalhador vai à sanção

13 de março de 2026

Bolsa Família: educação tem maior acompanhamento já visto

13 de março de 2026

Bolsa Família não é salário e exige cumprir regras do programa

13 de março de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Nossa História
  • Fale Conosco
  • Privacidade
© 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.