Fato ou Fake: Aviso de Privacidade no WhatsApp?

Esta semana, vários seguidores do site avozdobem.com entraram em contato conosco relatando o recebimento de um “Aviso de Privacidade” no WhatsApp, imediatamente surgiu vários áudios, vídeos e texto relatando que a mensagem se trava de um golpe criado por hackers.

Verificamos e a mensagem é verdadeira (É FATO), não se trata de um golpe de hackers. O comunicado foi recebido por usuários de Android, iOS e KaiOS no Brasil. Segundo a plataforma, ele “se aplica às atividades de tratamento de dados pessoais sob a legislação brasileira”. A plataforma se refere à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), criada para regulamentar como empresas utilizam informações de brasileiros.

O comunicado explica como usuários podem exercer seus direitos em cada plataformas e destaca uma página para quem precisa de mais informações sobre o tratamento de dados. Há ainda a opção de entrar em contato com o Encarregado de Proteção de Dados do WhatsApp, cargo previsto na LGPD para tratar da comunicação entre o controlador e os titulares das informações.

É possível conferir a mensagem no site do WhatsApp

Ressaltamos que é importante ativar a Confirmação em duas etapas.

Comentários
Loading...
× Fale Conosco