Na quinta-feira, dia 29, a Prefeitura Municipal de Itapiúna por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, realizaram corrida e caminhada Novembro Azul, a iniciativa teve por objetivo conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata e estimular qualidade de vida com a prática de atividade física.

“Foi um prazer para mim fazer parte da equipe de organização e também participar como atleta. E com isso está divulgando a importância do Novembro Azul contra o câncer de próstata praticando esporte” destaca Gerlison Xavier.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que são esperados 68.220 novos casos da doença no Brasil em 2018. Este é o segundo câncer mais incidente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo, e o mais prevalente na população masculina. Por ser considerada uma doença assintomática em seu estágio inicial, recomenda-se que os exames sejam feitos a partir dos 50 anos em homens, sem histórico familiar.

De acordo com o INCA, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Foto: Paulo Silva

Na ocasião estiveram presentes o Prefeito Dário Coelho; Secretário de Educação, Arnaldo Araújo; Secretário de Saúde, Dr. Franzé; entre outras autoridades.