Close Menu
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
  • Itapiúna
  • TV
  • WhatsApp
  • Programas Sociais
Facebook WhatsApp Instagram X (Twitter)
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
  • Sobre
    • Contato
    • Expediente
    • Anuncie
  • Programa Sociais
  • Notícias
    • Notícias de Itapiúna, Palmatória, Itans e Caio Prado
    • Ceacri
    • Classificados
    • Ceará
    • Giro de Notícias
    • Concurso
    • Maciço de Baturité
    • Dicas
  • TV
  • História
    • Principais Prédios de Itapiúna
    • História de Itapiúna
Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
ÚLTIMAS
  • Reforma Casa Brasil: CAIXA começa operar novas regras
  • Gás do Povo confirma nova data fixa do benefício
  • Enem 2026: Divulgado resultado de pedido de isenção
  • Desenrola Fies: descontos podem chegar a 99%
  • Bolsa Família: pagamento de maio para o NIS 2
  • Pé-de-Meia: saiba quem recebe primeiro em maio
  • ChildFund Brasil homenageia ONG CEACRI durante encontro em Fortaleza
  • Cadastro Único: novas regras para cadastramento domiciliar
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
Facebook Instagram WhatsApp
  • Sobre
  • Programa Sociais
  • Notícias
  • TV
  • História
Home»Itapiúna»CadÚnico: MDS revisará mais de 11 milhões de cadastros

CadÚnico: MDS revisará mais de 11 milhões de cadastros

9 de maio de 20263 Mins Read
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email Copy Link
COMPARTILHE
Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copy Link

🚨 Últimas Notícias

  • Carregando...

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou que precisará revisar mais de 11 milhões de cadastros familiares do Cadastro Único (CadÚnico) em todo o país. A medida faz parte do novo processo de atualização cadastral implementado pelo governo federal em 2026.🚨Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp🚨.

Segundo o ministério, a ação busca melhorar a qualidade das informações registradas no sistema e fortalecer o controle dos programas sociais vinculados ao Cadastro Único.

Revisão busca atualizar dados das famílias

O Cadastro Único é a principal base de dados utilizada pelo Governo Federal para identificar famílias de baixa renda no Brasil.

Por meio dele, milhões de brasileiros têm acesso a programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Com a revisão cadastral, o MDS pretende atualizar informações sobre renda, composição familiar, endereço e situação socioeconômica das famílias inscritas.

Governo implantou novo modelo de atualização

Neste ano, o ministério também implantou um novo sistema de atualização por integração de dados. O modelo permite cruzamento automático de informações entre bases federais.

Segundo o governo, a medida reduz a necessidade de atualizações presenciais em parte dos casos e diminui a carga de trabalho das equipes municipais.

Além disso, o sistema ajuda a identificar inconsistências cadastrais e melhorar a gestão dos benefícios sociais.

Municípios seguem responsáveis pelo atendimento

Apesar da integração automática de dados, os municípios continuam sendo responsáveis pelo atendimento direto às famílias inscritas no Cadastro Único.

As equipes municipais realizam entrevistas, conferência de documentos e atualização de informações quando necessário.

Segundo o MDS, o trabalho das prefeituras continua sendo essencial para manter a qualidade dos dados utilizados pelos programas sociais federais.

Mudança impactou cálculo do IGD-PBF

O novo modelo de atualização também provocou mudanças no cálculo da Taxa de Atualização Cadastral (TAC), indicador usado no Índice de Gestão Descentralizada do Bolsa Família e Cadastro Único (IGD-PBF).

Inicialmente, os cadastros atualizados automaticamente deixaram de ser considerados em parte do cálculo. Como consequência, diversos municípios registraram redução nos indicadores usados para repasses federais.

Após reclamações de estados e municípios, o governo anunciou ajustes na metodologia utilizada pelo sistema.

Nova metodologia reduz perdas nos repasses

Com a revisão anunciada pelo MDS, os cadastros atualizados automaticamente passaram a ser desconsiderados tanto no numerador quanto no denominador da TAC.

Segundo o ministério, a mudança deve reduzir os impactos negativos observados nos repasses realizados nos primeiros meses de 2026.

Além disso, a expectativa é melhorar os índices de gestão municipal ligados ao Bolsa Família e ao Cadastro Único.

Governo reforça importância da atualização cadastral

O MDS afirma que a revisão cadastral é fundamental para garantir maior eficiência na distribuição dos benefícios sociais.

Segundo o governo federal, o processo também ajuda a evitar inconsistências, pagamentos indevidos e problemas no acesso aos programas sociais.

A pasta informou ainda que continuará oferecendo suporte técnico aos municípios durante o processo de revisão dos mais de 11 milhões de cadastros familiares em todo o Brasil.

Últimas notícias sobre Programas Sociais

Acompanhe atualizações diárias sobre Bolsa Família, Gás do Povo, Pé-de-Meia, Ceará Sem Fome, Vale Gás Social, INSS e outros benefícios sociais. Veja valores, calendário de pagamentos e novas regras dos principais programas do governo.

Share. Facebook Twitter WhatsApp Telegram Threads Copy Link
Previous ArticleBolsa Família: MDS muda cálculo do IGD do programa
Next Article CAIXA libera Vale Gás do Povo neste domingo
Marcelino Martins
  • Website
  • Facebook
  • Instagram

Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação

Posts Recentes

Reforma Casa Brasil: CAIXA começa operar novas regras

13 de maio de 2026

Bolsa Família 2026: veja valores e quem pode receber

10 de maio de 2026

Cartão Ceará Sem Fome: entregas seguem em diferentes regiões

8 de maio de 2026
PESQUISAR
Publicidade

 

 

 

 

Gostou? Siga-nos
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
  • WhatsApp
  • Twitter
  • Instagram
Pesquise
Apoie nosso site!

📲 Envie um PIX e fortaleça nosso trabalho!🚀
➡️Pix (85) 9 9970 7484

Veja agora

Reforma Casa Brasil: CAIXA começa operar novas regras

13 de maio de 2026

Gás do Povo confirma nova data fixa do benefício

13 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok
  • Bolsa Família
  • Expediente
  • Programas Sociais
  • Política de Privacidade
2006 - 2026 avozdobem.com | Itapiúna - CE.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site continua disponível gratuitamente graças aos anúncios exibidos para nossos visitantes. Se possível, pedimos gentilmente que desative seu bloqueador de anúncios para nos apoiar e ajudar a manter nosso conteúdo acessível a todos.