O Programa Bolsa Família estabelece regras específicas que os beneficiários precisam cumprir para manter o direito ao benefício. Entre essas regras estão as condicionalidades, que envolvem compromissos nas áreas de saúde e educação. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. ▶️Não perca nenhuma notícia sobre, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp.◀️
Quando uma família não cumpre as condicionalidades de educação, existem diferentes repercussões no benefício, que vão desde um simples alerta até o cancelamento do benefício. No primeiro estágio, a família recebe uma mensagem comunicando o não cumprimento, mas o benefício é mantido normalmente. Caso a situação não seja regularizada, o benefício pode ser bloqueado no mês da repercussão, o que significa que o valor fica retido e só pode ser sacado no mês seguinte.
Se a família permanecer sem cumprir as condicionalidades, o benefício fica suspenso por dois meses, sem ser gerado na folha de pagamento. Por fim, caso a suspensão ultrapasse 12 meses, o benefício pode ser cancelado.
Após a divulgação do resultado da repercussão, as famílias que tiverem justificativa para o não cumprimento das condicionalidades podem procurar a gestão municipal do Programa Bolsa Família para solicitar recurso no Sicon.
O acompanhamento rigoroso das condicionalidades visa garantir o acesso à educação e saúde das famílias beneficiárias, promovendo o desenvolvimento social.
Em julho, os efeitos aplicados no benefício familiar foram 277.214 advertência, 102.227 bloqueios, 50.959 suspensões e 122 cancelamentos, um total de 430.522. Benefício variável adolescente: 113.825 advertências, 48.904 bloqueios, 38.109 suspensões e 38 cancelamento, perfazendo um total de 200.879.