Em julho de 2025, cerca de 125 mil novas famílias foram incluídas no Programa Bolsa Família (PBF) em todo o Brasil. A ampliação do número de beneficiários segue critérios técnicos e automáticos, com foco especial em grupos em situação de maior vulnerabilidade social. ➡️Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp.⬅️
A entrada no programa considera famílias com renda mensal de até R$ 218 por pessoa, inscritas no Cadastro Único com informações atualizadas nos últimos 24 meses e sem pendências no cadastro. A seleção é automatizada e impessoal, com base em dados socioeconômicos e limites orçamentários.
Desde o início do mês, as novas famílias passaram a ser notificadas sobre a inclusão no programa, e os cartões do Bolsa Família já começaram a ser produzidos e encaminhados às residências.
Entrada prioritária para os mais vulneráveis
A partir de julho, o governo federal passou a adotar critérios de entrada prioritária para famílias de grupos populacionais em situação de maior vulnerabilidade, como indígenas, quilombolas, catadores de material reciclável, resgatados de trabalho análogo ao escravo e famílias com crianças em situação de trabalho infantil.
Além disso, foram reconhecidos como prioritários novos grupos com alto grau de vulnerabilidade social, como:
- famílias com pessoas em situação de rua;
- famílias em situação de violação de direitos (acompanhadas pela rede SUAS);
- famílias em risco de insegurança alimentar (identificadas via SUS).
Mesmo essas famílias prioritárias devem atender às regras gerais do programa, como o limite de renda per capita e o cadastro atualizado e qualificado.
Acesso pelos municípios
As secretarias municipais de Assistência Social, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), já têm acesso à lista de novos beneficiários. A consulta pode ser feita no sistema SIBEC, nos módulos “Relatórios e Arquivos” e “Relatório de Selecionados”.
Com essa nova rodada de inclusão, o Bolsa Família reafirma seu papel no combate à pobreza e à desigualdade, promovendo mais proteção social às populações mais vulneráveis do país.