Nova lei garante cirurgia reparadora da mama a mulheres

Posts recentes

Gostou? COMPARTILHE:

Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 18 de julho, a Lei nº 15.171/2025, que amplia o direito das mulheres à cirurgia plástica reparadora da mama em casos de mutilação total ou parcial, independentemente da causa. ▶️Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp.◀️

A nova norma altera dispositivos das Leis nº 9.797/1999 e nº 9.656/1998, reforçando a obrigatoriedade da oferta do procedimento tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por operadoras de planos de saúde. A medida assegura, ainda, que a decisão pela realização da cirurgia deve respeitar a autonomia da mulher, que deve ser plenamente informada sobre o procedimento.

A legislação também determina que, desde o diagnóstico, as mulheres tenham direito a acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado, especialmente nos casos em que a mutilação seja consequência de técnicas cirúrgicas aplicadas no tratamento de doenças.

Nos casos de mutilação decorrente de cirurgia, a lei prevê a reconstrução imediata da mama, no mesmo ato cirúrgico, sempre que possível e salvo contraindicação médica.

A Lei nº 15.171/2025 entrará em vigor 120 dias após a data de sua publicação oficial.

Gostou? COMPARTILHE:

Ceará Sem Fome

Vale Gás Social

Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação