Close Menu
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
  • Itapiúna
  • TV
  • WhatsApp
  • Programas Sociais
Facebook WhatsApp Instagram X (Twitter)
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
  • Sobre
    • Contato
    • Expediente
    • Anuncie
  • Programa Sociais
  • Notícias
    • Notícias de Itapiúna, Palmatória, Itans e Caio Prado
    • Ceacri
    • Classificados
    • Ceará
    • Giro de Notícias
    • Concurso
    • Maciço de Baturité
    • Dicas
  • TV
  • História
    • Principais Prédios de Itapiúna
    • História de Itapiúna
Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
ÚLTIMAS
  • Bolsa Família em junho: entenda bloqueio, suspensão e cancelamento
  • Professor: Senado aprova benefício para qualificação de docentes
  • Bolsa Família em junho: revisão cadastral atinge milhões
  • Nova Carteira de Identidade: Ceará registra nova marca
  • Bolsa Família: junho inclui 391 mil novas famílias
  • Gás do Povo: quem pode receber o vale gratuito
  • Bolsa Família em junho: 207 municípios terão pagamento unificado
  • Pé-de-Meia: CPF é peça-chave para garantir o recebimento
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
Facebook Instagram WhatsApp
  • Sobre
  • Programa Sociais
  • Notícias
  • TV
  • História
Home»Bolsa Família»MDS regulamenta Acredita no Primeiro Passo para inscritos no Cadastro Único

MDS regulamenta Acredita no Primeiro Passo para inscritos no Cadastro Único

7 de maio de 2025CLIQUE E SIGA NOSSO GRUPO NO WHATSAPP
COMPARTILHE Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copiar link
COMPARTILHE
Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copiar link

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) regulamentou o Programa Acredita no Primeiro Passo. Na segunda-feira (05.05), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 1.081, assinada pelo ministro Wellington Dias. O programa está instituído desde 10 de outubro de 2024, pela Lei nº 14.995. Clique aqui e saiba mais.

Coordenado pela Secretaria de Inclusão Socioeconômica do MDS, o Programa Acredita no Primeiro Passo é destinado às famílias de baixa renda, que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único. O secretário responsável pela pasta, Luiz Carlos Everton, explicou o impacto da regulamentação.

“A portaria trata claramente dos objetivos do programa, das ações a serem desenvolvidas e, sobretudo, dos eixos estruturantes do programa, como a capacitação profissional para obtenção do emprego ou para o empreendedorismo, àqueles que querem montar os próprios negócios, nos locais em que temos os bancos parceiros que viabilizarão o financiamento com um fundo garantidor constituído pelo Governo Federal”, discorreu o secretário do MDS.

A portaria reforça diretrizes e regras de execução do Programa Acredita no Primeiro Passo, como o foco a territórios de alta vulnerabilidade socioeconômica e prioridade de atuação junto a pessoas com deficiência, mulheres, jovens, negros, membros de populações tradicionais e ribeirinhas inscritas no CadÚnico.

Na mesma medida, detalha os objetivos do desenvolvimento do programa. Entre eles, estão: a superação da exclusão social e dos efeitos multidimensionais da pobreza nas condições de acesso e permanência no mundo do trabalho; a inclusão social e produtiva, por meio do acesso a oportunidades de trabalho e de geração de renda; e a ampliação do acesso a políticas e serviços públicos.

Execução

A portaria também estabelece que a execução do Acredita no Primeiro Passo será feita pela União, com a possibilidade de participação, por adesão, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, da sociedade civil e instituições públicas ou privadas.

Para a execução do programa, poderão ser firmados contratos, convênios, acordos de cooperação, termos de execução descentralizada, instrumentos de transferência fundo a fundo, ajustes ou por outros meios, conforme a legislação.

A Secretaria de Inclusão Socioeconômica o MDS continuará a garantir o apoio administrativo e a execução das ações do Programa Acredita no Primeiro Passo por meio de monitoramento da execução e avaliação de resultados; elaboração e disseminação de estudos, pesquisas, experiências e resultados de políticas de inclusão produtiva,  articulação com órgãos e entidades da administração pública e com instituições privadas para mapear inovações, experiências e metodologias na área; entre outras medidas.

Microcrédito

As operações de microcrédito ainda poderão ser realizadas pelas instituições financeiras para o público do Cadastro Único com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), do Nordeste (FNE), do Norte (FNO), do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e outras fontes de recursos subordinadas à Portaria nº 1.079.

Ao todo, já foram ofertados mais de R$ 3,1 bilhões em mais de 192,81 mil operações realizadas nas modalidades Primeiro Passo e Procred 360 (Segundo Passo).

Com informações do MDS

Foto: Reprodução

Compartilhar. Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copiar link
Artigo anteriorSecretaria de Educação de Itapiúna divulga nova lista de convocados do processo seletivo
Próximo artigo Dia das Mães 2025: frases com carinho em cada palavra
Marcelino Martins
  • Site
  • Facebook
  • Instagram

Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação

Posts Recentes

Bolsa Família em junho: entenda bloqueio, suspensão e cancelamento

18 de junho de 2026

Bolsa Família em junho: revisão cadastral atinge milhões

17 de junho de 2026

Bolsa Família: junho inclui 391 mil novas famílias

17 de junho de 2026
PESQUISAR
Publicidade

 

 

 

 

Gostou? Siga-nos
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
  • WhatsApp
  • Twitter
  • Instagram
Apoie nosso site!

📲 Envie um PIX e fortaleça nosso trabalho!🚀
➡️Pix (85) 9 9970 7484

Últimas notícias sobre Programas Sociais
  • Bolsa Família
  • Gás do Povo
  • Pé-de-Meia
  • INSS
  • Cartão Ceará Sem Fome
  • Cartão Mais Infância Ceará
  • Minha Casa, Minha Vida
  • Vale Gás Social
  • CNH Popular
Pesquisa
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok
  • Bolsa Família
  • Expediente
  • Programas Sociais
  • Política de Privacidade
2006 - 2026 avozdobem.com | Itapiúna - CE.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.