O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) inaugurou, na segunda-feira (30/10), o “Disque Social 121”, com a presença do ministro Wellington Dias, que celebrou mais um canal de atendimento a todos os brasileiros e brasileiras, que poderão esclarecer dúvidas sobre Bolsa Família e outros programas sociais, só precisando ligar para o número 121. Não perca nenhuma notícia, clique e siga nosso canal no WhatsApp para receber as notícias.
“No ministério, a gente já tinha um meio de comunicação, mas não era muito eficiente. Às vezes as pessoas ligavam para a Ouvidoria, mas não conseguiam ter uma resposta. Hoje, me alegram os dados da atual Ouvidoria. Alguém telefona para o Disque Social e quem atende coleta as informações, tem acesso à base de dados, identifica o problema e dá uma resposta rápida. O atendente explica o que está acontecendo, aconselha o cidadão ou a cidadã, fala o que se deve fazer, onde ir ou ligar para resolver o problema”, ressaltou Wellington Dias.
O “Disque Social 121” é um importante serviço telefônico para os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e beneficiários de programas sociais, dedicado a dialogar com as pessoas em situação de vulnerabilidade ou necessidade social, oferecendo suporte e informações relacionadas às questões sociais, serviços públicos e recursos disponíveis.
Não perca nenhuma notícia, clique e siga nosso canal no WhatsApp para receber as notícias.
“A gente precisa dar aos cidadãos vários canais de comunicação e essa unidade está pronta, não somente para ouvir o cidadão através do canal telefônico, mas em todos os canais de comunicação, como WhatsApp, redes sociais, portal de atendimento e demais canais que possam surgir. Por isso, o nosso atendimento é multicanal”, explicou Carlos Freitas, presidente da Central IT, fornecedora dos serviços de contact center para o MDS.
Glauber Acácio é coordenador do contrato da Central IT com o MDS, mas começou como operador em 2012. Ele relata que, hoje, o serviço conta com cerca de 600 operadores que atendem os mais diversos tipos de demandas, principalmente sobre o Programa Bolsa Família.
“Por meio do Bolsa Família, a gente consegue atender todo o Brasil e tem outros programas, também, para aquelas pessoas que estão no Cadastro Único, como a isenção de taxa de concurso público, a Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC, além de programas municipais e estaduais que usam a mesma base de dados. Nesse quesito, muitos cidadãos entram em contato para tirar dúvidas, verificar o cadastro, saber se podem usufruir dos benefícios”, relatou.
A operadora Letícia Araújo está na Ouvidoria do MDS há cinco anos e relata que atende, em média, 80 ligações por dia. “A nossa importância, eu acredito, que é enorme, porque a gente lida com o público mais necessitado de informação, um público mais carente de informação. É muito gratificante poder orientar as pessoas de forma qualificada para que elas consigam garantir os seus direitos, seja de alimentação ou necessidades básicas mesmo”, disse.
O atendimento da Ouvidoria passa a funcionar de segunda à sexta — e nos fins de semana, quando for época de folha de pagamento do Programa Bolsa Família — das 7h às 19h.
Com informações do MDS