Nos últimos dias, o assunto do momento em Itapiúna e na região tem sido o fenômeno estranho que aconteceu na Fazenda Bico D’Arara, cerca de 10 km da sede do Município, os relatos dão conta de um clarão azul e no dia seguinte foi encontrado uma clareira na vegetação de pacavira, uma espécie de planta, desde então, tem sido notícia nos principais meios de comunicação do Estado do Ceará e a população quer saber o que realmente aconteceu.

Após termos conhecimento do ocorrido e termos visitado o local, o site avozdobem.com enviou uma solicitação de analise do fenômeno a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pois acreditávamos se tratar de um Microburst, uma coluna de ar descendente e divergente com ventos em linha reta na superfície.

Com base nas fotos, vídeos e depoimentos, o pesquisador Raul Fritz B. Teixeira analisou e respondeu as nossas indagações. Segundo ele, “as imagens recebidas podem não ser decorrentes da ação de um fenômeno meteorológico tal como um microburst, que provocaria, normalmente, um dano mais extenso à vegetação. A área superficial abrangida normalmente seria maior se tivesse acontecido um microburst, a não ser que tenha sido um fenômeno desses muito concentrado, e intenso, atingindo uma área pequena, sendo pouco comum eventos desse tipo”.

“Como foi relatado que foi testemunhado um clarão azul no local, talvez tenha ocorrido um tipo muito raro de raio, ainda pouco conhecido da ciência, chamado de ‘raio bola’ (ball lightning, em inglês), acima da superfície e originando uma explosão do ar que poderia, com o rápido deslocamento do ar, produzir o efeito na vegetação que aparece nas imagens, sem queimar essa vegetação” descreve Raul.

O ufólogo Robisson Alencar visitou o local e afimar: “com a experiência que eu tenho foi um objetivo voador não identificado, que nós chamamos de disco voador. No meu entender a visita deles na fazenda tem dois propósitos: o primeiro é os minerais e segundo água”. Confira o vídeo a seguir.