Visando identificar oportunidades dentro do município e a incentivar as mulheres a empreender, criando ou fortalecendo ideias de negócios, a Prefeitura Municipal de Itapiúna com auxílio da primeira-dama, Ginna Kittéria Coelho, criaram o Projeto “Mulher Empreendedora”.

O projeto piloto teve início na comunidade de Queixada. Inicialmente teve uma reunião com as mulheres da localidade, para identificar oportunidades de negócio, surgiu várias ideias, na ocasião foi descoberto que a região é rica em produção de caju, assim, nasceu a ideia inicial de trabalhar com derivados da fruta.

Na última quinta-feira, dia 1º, na feira livre do município, as mulheres apresentaram seus produtos, com auxílio da própria comunidade, elas produziram os doces de caju em calda, cortado em rodelas e cremoso, mel do caju, castanha em saquinhos e o bolo de caju.

“Na localidade de Queixada tem muito caju, mas o pessoal só gosta da castanha, e o caju eles colocavam para os animais comer, mas agora com esse projeto será aproveitado a fruta por completo, com a produção dos produtos” destaca a senhora Severina do Santos.

A senhora Maria Delnice dos Santos, fala da alegria de participar do projeto. “Para nós está sendo muito importante, para mostrar o nosso trabalho, somos mulheres batalhadoras que lutam por nossa comunidade, para nós vencer. O caju veio para completar a nossa felicidade, estamos tendo a alegria de mostrar o nosso trabalho, através desse projeto” disse.

O incentivo da Prefeitura de Itapiúna consiste em consultoria, assessoria, capacitação e aquisição de equipamentos, para que as envolvidas se sintam à vontade para desenvolver a ideia dentro da oportunidade, além dessa abordagem, o projeto mulher empreendedora, incentiva mulheres que já tem seu negócio a expandir.

Confira o vídeo