O Governo do Ceará implantou, neste sábado (30), o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Baturité, distante cerca de 100 km de Fortaleza. O município é o 33º com população superior a 50 mil habitantes a receber o efetivo — são mais 37 policiais ampliando a segurança na região do Maciço. Além do grupamento, 16 câmeras serão espalhadas por pontos estratégicos para intensificar a fiscalização e o combate à criminalidade.

O sistema de videomonitoramento de Baturité é o 24º instalado no Estado. Posteriormente, o pacote de investimentos alcançará municípios com população entre 30 e 50 mil habitantes.

A solenidade, realizada na praça Santa Luzia, no Centro, também marcou a aquisição de 16 motos e uma viatura 4×4, com investimento total da ordem de R$ 1,1 milhão, para dar suporte aos policiais que atuarão no município.

De acordo com o governador Camilo Santana, com os novos policiais, o efetivo do BPRaio no Ceará chega a 2.155 agentes. “O desafio da segurança é no País. Aqui, no Ceará, temos feito um esforço muito grande, trabalhando em prevenção, com mais escolas, areninhas, brinquedopraças, projetos de cultura; e aumentando o número de policiais nas ruas”, ressaltou o chefe do Executivo, que estava acompanhado do presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira. “Antes de ser policiais, ele são servidores. Estamos aqui para servir a população”, acrescentou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.

“Tenho certeza de que, na historia recente de Baturite, é a terceira vez que o Governo do Ceará vem ao município. (A implantação do BPRaio) é um sonho. Agora, vamos poder colocar nossas cadeiras na calçada, sem preocupação”, disse, cumprimentando a cúpula de Segurança do Estado.

Com informações do Governo do Estado do Ceará