A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que garante a um público diferenciado – jovens e adultos (a partir de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio) – o direito à escolarização básica em igualdade de condições, por meio da formação humana, social, científica e se orienta pela concepção de educação ao longo da vida.

Partindo da premissa que a leitura é crucial em todas as etapas da vida, a Escola Estadual Vereadora Edimar Martins da Cunha de Caio Prado, distrito de Itapiúna, promove constantes momentos de leituras e debates. Na turma da EJA não seria diferente, os alunos se reúnem na sala de multimeios para leitura de jornais, revistas, livros entre outros.

Sabendo que o hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento, tentamos promover vários momentos prazerosos em torno daquilo que acreditamos. “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.” (Bill Gates).

A leitura auxilia a turma em várias vertentes, deste modo os alunos já estão se aproximando da conclusão do ensino médio; em abril de 2018 essa turma estará encerrando este ciclo. A escola aproveita o espaço para divulgar a abertura de novas turmas de EJA com início previsto para fevereiro de 2018, na secretaria escolar você conseguirá mais informações.

Os momentos de leitura são uma iniciativa da Multimeios em parceria com o Lab. de informática, está ação também está prevista dentro do projeto de leitura executado pelos dois ambientes pedagógicos.

Professor Erinaldo Freitas