Close Menu
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
  • Itapiúna
  • TV
  • WhatsApp
  • Programas Sociais
Facebook WhatsApp Instagram X (Twitter)
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
  • Sobre
    • Contato
    • Expediente
    • Anuncie
  • Programa Sociais
  • Notícias
    • Notícias de Itapiúna, Palmatória, Itans e Caio Prado
    • Ceacri
    • Classificados
    • Ceará
    • Giro de Notícias
    • Concurso
    • Maciço de Baturité
    • Dicas
  • TV
  • História
    • Principais Prédios de Itapiúna
    • História de Itapiúna
Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
ÚLTIMAS
  • Pé-de-Meia: saiba quem recebe primeiro em maio
  • ChildFund Brasil homenageia ONG CEACRI durante encontro em Fortaleza
  • Cadastro Único: novas regras para cadastramento domiciliar
  • Encceja 2026: inscrições já estão abertas; veja prazo
  • Governo amplia prioridades do Luz para Todos em 2026
  • Gás do Povo: 375 mil beneficiários são incluídos em maio
  • Pé-de-Meia: estudantes já podem consultar situação
  • Bolsa Família 2026: veja valores e quem pode receber
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
Facebook Instagram WhatsApp
  • Sobre
  • Programa Sociais
  • Notícias
  • TV
  • História
Home»Gás do Povo»Gás do Povo: MDS detalha funcionamento do programa

Gás do Povo: MDS detalha funcionamento do programa

31 de janeiro de 20263 Mins Read
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email Copy Link
COMPARTILHE
Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copy Link

🚨 Últimas Notícias

  • Carregando...

No episódio do Fala MDS desta sexta-feira (30.01), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) detalhou as diretrizes do Programa Gás do Povo. A iniciativa visa garantir a recarga gratuita do botijão de 13 kg para a população de baixa renda, inscrita no Cadastro Único. A gestão do programa cabe à nova pasta do MDS, a Secretaria Nacional de Integração e Articulação de Plataformas Sociais Eletrônicas (Sinapse).➡️Não perca nenhuma notícia, clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp.⬅️

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social · Ministério detalha funcionamento do Gás do Povo, que deve alcançar 15 milhões de domicílios em março

O programa está estruturado em três pilares: o ajuste de preços regionais, a abrangência das revendedoras cadastradas e a equidade no atendimento. O primeiro pilar trata das variações de preço em um país de dimensões continentais, como o Brasil. “Cada estado tem uma média de preço que a recarga do gás é feita. Então, a gente tem uma amplitude grande de preço. E agora, cada estado que a família mora vai ter a sua própria média, garantindo melhor acesso a essa a recarga”, explica a secretária da Sinapse, Analúcia Alonso, entrevistada deste episódio do Fala MDS.

Outro ponto de destaque do Gás do Povo é o combate à chamada pobreza energética, que é a incapacidade de famílias vulneráveis manterem o fornecimento de energia limpa para cocção. A secretária ressaltou que o programa pretende evitar que pessoas recorram a métodos arcaicos e perigosos, como a lenha ou o álcool. “Há uma estimativa de que ainda 12 milhões de brasileiros não conseguem fazer a recarga [do gás de cozinhas] a tempo de suprir suas necessidades básicas”, apontou Analúcia.

A implementação do Gás do Povo segue um cronograma gradual, que começou em novembro de 2025 com projetos-piloto em dez capitais. No dia 26 de janeiro deste ano, o Gás do Povo chegou a todas as capitais do país. O MDS estima que o programa atinja a capacidade total em março, quando vai funcionar em todos os 5.571 municípios brasileiros e deve atender 15 milhões de famílias.

Diferente do antigo Auxílio Gás, o Gás do Povo utiliza a tecnologia para garantir a gratuidade direta por meio de um vale digital. A secretária destacou a autonomia do cidadão nesse processo: “O beneficiário é autônomo, ou seja, ele próprio vai até a revenda, mostra o seu CPF e ao colocar a informação na máquina de operação ele recebe um token no celular para validar a troca”, ensinou. No podcast, Analúcia sugeriu as opções para quem não têm celular.

A composição familiar determina a frequência das recargas. Famílias numerosas têm direito a mais recargas ao longo do ano. “O sistema foi desenhado para ser justo com o consumo real. Famílias que tenham quatro pessoas ou mais têm um vale a cada dois meses e famílias com duas ou três pessoas contam com quatro recargas por ano”.

Para participar, as famílias devem manter os dados atualizados no CadÚnico. Analúcia enfatizou a importância da regularidade cadastral para evitar exclusões. “Estar no Cadastro Único com o endereço atualizado, com as famílias que pertencem a esse núcleo organizadas em menos de dois anos é essencial para a elegibilidade no programa”, enfatizou.

Analúcia Alonso reforçou, ainda, o impacto social e ambiental trazida pelo Gás do Povo. A secretária citou um exemplo: “O gás não dá até o segundo mês e aí a família precisa alçar outras formas, como a lenha. Ela fica queimando muito tempo para poder conseguir cozinhar. E essa fuligem, esse trato com a lenha traz queimadura e intoxicação”.

Com informações do MDS

Últimas notícias sobre Programas Sociais

Acompanhe atualizações diárias sobre Bolsa Família, Gás do Povo, Pé-de-Meia, Ceará Sem Fome, Vale Gás Social, INSS e outros benefícios sociais. Veja valores, calendário de pagamentos e novas regras dos principais programas do governo.

Share. Facebook Twitter WhatsApp Telegram Threads Copy Link
Previous ArticlePrefeitura de Baturité divulga editais de concurso público
Next Article Bolsa Família antecipa pagamento de fevereiro de 2026
Marcelino Martins
  • Website
  • Facebook
  • Instagram

Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação

Posts Recentes

Gás do Povo: 375 mil beneficiários são incluídos em maio

11 de maio de 2026

Gás do Povo: novo vale-recarga já está sendo liberado

10 de maio de 2026

CAIXA libera Vale Gás do Povo neste domingo

9 de maio de 2026
PESQUISAR
Publicidade

 

 

 

 

Gostou? Siga-nos
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
  • WhatsApp
  • Twitter
  • Instagram
Pesquise
Apoie nosso site!

📲 Envie um PIX e fortaleça nosso trabalho!🚀
➡️Pix (85) 9 9970 7484

Veja agora

Pé-de-Meia: saiba quem recebe primeiro em maio

12 de maio de 2026

ChildFund Brasil homenageia ONG CEACRI durante encontro em Fortaleza

12 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok
  • Bolsa Família
  • Expediente
  • Programas Sociais
  • Política de Privacidade
2006 - 2026 avozdobem.com | Itapiúna - CE.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site continua disponível gratuitamente graças aos anúncios exibidos para nossos visitantes. Se possível, pedimos gentilmente que desative seu bloqueador de anúncios para nos apoiar e ajudar a manter nosso conteúdo acessível a todos.