Close Menu
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
  • Itapiúna
  • TV
  • WhatsApp
  • Programas Sociais
Facebook WhatsApp Instagram X (Twitter)
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
  • Sobre
    • Contato
    • Expediente
    • Anuncie
  • Programa Sociais
  • Notícias
    • Notícias de Itapiúna, Palmatória, Itans e Caio Prado
    • Ceacri
    • Classificados
    • Ceará
    • Giro de Notícias
    • Concurso
    • Maciço de Baturité
    • Dicas
  • TV
  • História
    • Principais Prédios de Itapiúna
    • História de Itapiúna
Facebook Instagram WhatsApp X (Twitter) Threads
ÚLTIMAS
  • Pé-de-Meia 2026: nova parcela começa a ser paga
  • Novo Desenrola Brasil: principais dúvidas são esclarecidas
  • Bolsa Família: NIS final 6 recebe pagamento dia 25
  • Carreta de exames chega a Baturité para diagnóstico
  • INSS: 2ª parcela do 13º começa nesta segunda (25)
  • Bolsa Família 2026: ações de comunicação em maio
  • Pé-de-Meia: nova parcela de R$ 200 começa segunda
  • Bolsa Família: Ceará tem melhor resultado do país
A Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizadosA Voz do Bem: Bolsa Família e benefícios atualizados
Facebook Instagram WhatsApp
  • Sobre
  • Programa Sociais
  • Notícias
  • TV
  • História
Home»Ceará»Infectologista do Hospital São José orienta sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da “doença do beijo”

Infectologista do Hospital São José orienta sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da “doença do beijo”

10 de dezembro de 20222 Mins Read
COMPARTILHE Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copiar link
COMPARTILHE
Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copiar link

Dor de garganta, fadiga, inchaço dos gânglios linfáticos, febre e perda de apetite. Apesar de comuns a muitas doenças, esses sintomas são característicos da mononucleose infecciosa, também conhecida como “doença do beijo”. A infecção é causada pelo vírus Epstein-Barr e transmitida principalmente pela saliva, como explica a médica Fernanda Remígio, infectologista do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

🚨 Não perca nenhuma notícia importante! 📲 Clique aqui e siga nosso grupo exclusivo no WhatsApp. ⬅️

“O vírus pode ser disseminado por sangue e secreções, mas o contato com a saliva, sobretudo durante o beijo, acaba sendo a forma mais importante de transmissão. A doença é uma infecção aguda que gera um processo de inflamação das vias aéreas superiores”, detalha a especialista.

Médica Fernanda Remígio
Médica Fernanda Remígio

Os sinais de mononucleose surgem, normalmente, após o período de incubação do vírus, que pode variar de um mês a oito semanas.

Considerada benigna, a mononucleose também pode ocasionar o aparecimento de lesões avermelhadas semelhantes a um processo alérgico ou ser assintomática em alguns casos. No entanto, mesmo quando não há sintomas aparentes, é possível transmitir a infecção. A doença pode atingir qualquer pessoa, sendo mais recorrente na faixa etária de 15 a 25 anos.

Diante dos sinais de mononucleose, é recomendado procurar assistência médica. “O diagnóstico, feito por meio de exame de sangue, é importante para que a infecção não seja confundida com outras doenças causadas por vírus que podem manifestar quadros clínicos semelhantes”, ressalta Fernanda. A médica destaca a necessidade de evitar contato com outras pessoas enquanto houver sintomas.

Tratamento

Não há vacinas ou medicação específica para combater a mononucleose infecciosa. Portanto, nos casos leves, o tratamento consiste no uso de medicamentos para alívio dos sintomas. Os pacientes são orientados a permanecer em repouso, reforçar a ingestão de líquidos para manter a hidratação do organismo e evitar o compartilhamento de objetos pessoais.

“É necessário frisar que não se trata de uma doença curta, como uma faringite comum. A infecção pode durar semanas, por isso o paciente precisa estar em isolamento”, acrescenta a médica.

Ainda de acordo com Fernanda Remígio, o surgimento de casos de mononucleose infecciosa costuma ser maior após a realização de grandes eventos. “Vale lembrar que essa não é uma doença nova. Ela é observada com mais frequência principalmente depois do Réveillon e do Carnaval, por exemplo”, frisa.

Com informações da SESA-CE

Foto: Reprodução

Últimas notícias sobre Programas Sociais:

  • Bolsa Família
  • Gás do Povo
  • Pé-de-Meia
  • INSS
  • Cartão Ceará Sem Fome
  • Cartão Mais Infância Ceará
  • Minha Casa, Minha Vida
  • Vale Gás Social
  • CNH Popular
Compartilhar. Facebook Twitter Threads Telegram WhatsApp Copiar link
Artigo anteriorCalendário oficial de pagamento do Auxílio Brasil do mês de dezembro de 2022
Próximo artigo Confira a agenda de atendimento na AFAGU em Itapiúna durante o mês de dezembro de 2022
Marcelino Martins
  • Site
  • Facebook
  • Instagram

Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação

Posts Recentes

Carreta de exames chega a Baturité para diagnóstico

23 de maio de 2026

Bolsa Família: Ceará tem melhor resultado do país

22 de maio de 2026

Ceará investirá R$ 7 bilhões em esgotamento sanitário

20 de abril de 2026
PESQUISAR
Publicidade

 

 

 

 

Gostou? Siga-nos
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
  • WhatsApp
  • Twitter
  • Instagram
Pesquise
Apoie nosso site!

📲 Envie um PIX e fortaleça nosso trabalho!🚀
➡️Pix (85) 9 9970 7484

Veja agora

Pé-de-Meia 2026: nova parcela começa a ser paga

25 de maio de 2026

Novo Desenrola Brasil: principais dúvidas são esclarecidas

24 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok
  • Bolsa Família
  • Expediente
  • Programas Sociais
  • Política de Privacidade
2006 - 2026 avozdobem.com | Itapiúna - CE.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site continua disponível gratuitamente graças aos anúncios exibidos para nossos visitantes. Se possível, pedimos gentilmente que desative seu bloqueador de anúncios para nos apoiar e ajudar a manter nosso conteúdo acessível a todos.