E aí, você é saudável?

Você sabia que está acima do peso não faz da pessoa doente? Ou que está magra ou forte não significa que a pessoa esteja saudável? Não estar com alguma doença significa ser saudável? Então, afinal, o que é estar saudável? O que devemos avaliar no nosso estilo de vida para nos considerarmos saudáveis?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) Podemos definir saúde como a multiplicidade de comportamentos que buscam o equilíbrio entre o bem-estar físico, mental, social e, mais atualmente, o espiritual. Comportamentos esses que podem ser divididos em: positivos ou negativos. Entendendo-se de comportamentos positivos os que buscam condições para um melhor aproveitamento da vida  (tais como menos consumo de alimentos processados e ultraprocessados, menos consumo de álcool, tabaco, menor estresses, fazer atividades física e exercícios físicos) e comportamentos negativos que levam a situação de doenças, podendo se estender a morte (tais como, viver em condições de estresses excessivo, alimentação excessiva de doces, salgados e alimentos industrializados, péssima qualidade do sono, péssimas relações sociais e não fazer exercício físico frequentemente).

Para entendermos melhor: uma pessoa que mora em uma rua sem saneamento básico em uma região considerada perigosa, que não é coberto por algum posto de saúde, que não possui um renda ou emprego fixo e vive uma relação abusiva, viverá diariamente situações que irão reduzir a saúde e assim diminuirá a sua qualidade de vida. Entretanto, a maioria das pessoas compreende que a saúde está associada somente à aparência física ou ausência de alguma patologia (hipertensão, diabetes, obesidade, câncer).

Então, tá a fim de ficar mais saudável? Que tal incluir, se possível, na sua rotina estes comportamentos: faça pelo menos 60 minutos 3 vezes na semana de atividade física moderada ou intensa; tente não ficar mais de 8 horas por dia sentado; durma pelo menos 8 horas por dia e antes de dormir evite usar aparelhos eletrônicos; tenha boas relações sociais; consuma mais alimentos naturais e menos de alimentos processados e ultraprocessados.

Lucas Soares Pereira

Graduado em Educação Física – UFC/CE

Pós-graduando em Atividade Física e Fisiologia do Exercício – FUNIP

Professor de Educação Física – Prefeitura Municipal de Itapiúna

CREF-012428-G/CE

Francisco José Rosa de Souza

Graduado em Educação Física – UFC/CE

Pós-graduando em Atividade Física e Fisiologia do Exercício – FUNIP

Professor da Rede de Academias SmartFit

CREF-008605-G/CE

Comentários
Loading...
× Fale Conosco