O Projeto Banda Inovare – Um Passo a mais para a educação e cultura, da Prefeitura Municipal de Itapiúna, foi um dos vencedores do edital da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) – Toda Banda de Música é uma Escola, o Município ganhou na categoria Implantação da Banda de Música.

O Programa Toda Banda de Música é uma Escola se propõe ser um canal de formação, difusão e fruição da música instrumental, numa ação articulada com as escolas públicas dos municípios selecionados. O programa visa apoiar, promover e fortalecer a Rede Estadual de Bandas de Música do Ceará, atendendo às diretrizes, aos objetivos e às metas 17 e 20 do Plano Estadual da Cultura, e alinhados aos objetivos previstos no Plano Estadual Cultura Infância e do Programa Mais Infância Ceará.

O edital traz duas categorias: Implantação da Banda de Música, que compreende aqueles municípios que não possuem banda municipal de música ou estão com estes equipamentos desativados, e Modernização da Banda de Música, que compreende aqueles municípios que possuem uma banda municipal de música, mantida ou apoiada pela Prefeitura Municipal e em atividade mediante comprovação no processo seletivo. Confira a relação completa dos Municípios que ganharam o edital.

Os municípios selecionados deverão comprovar contrapartida relativa a manutenção da banda de música como contratação de regente, articulação com a escola, espaço de ensaio e guarda de instrumentos, dentre outros.