Foto: Divulgação/Secult/Felipe Abud.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), lançou na tarde desta terça-feira, 29/5, em frente ao Cineteatro São Luiz, o Edital Toda Banda de Música É Uma Escola, que é destinado à  seleção de 60 municípios do Estado que queiram implantar ou modernizar sua banda de música. Serão cedidos para cada um dos selecionados um kit com 37 instrumentos musicais.  No total, serão 2.220 instrumentos repassados às bandas municipais.Reunindo as bandas dos municípios de Chorozinho, Umirim e Paracuru, o momento foi de muita música na Praça do Ferreira, com a apresentação dos grupos.  A ação da Secult vem a fortalecer as políticas no âmbito do Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará (SEBAM/CE), numa parceria com o Programa Mais Infância e as prefeituras municipais selecionadas. As inscrições para o edital estarão abertas a partir desta quarta-feira, 30/5, com mais informações pelo site da Secult (www.secult.ce.gov.br).

Toda Banda de Música é uma Escola
O Programa Toda Banda de Música é uma Escola se propõe ser um canal de formação, difusão e fruição da música instrumental, numa ação articulada com as escolas públicas dos municípios selecionados. O programa visa apoiar, promover e fortalecer a Rede Estadual de Bandas deMúsica do Ceará, atendendo às diretrizes, aos objetivos e às metas 17 e 20 do Plano Estadual da Cultura, e alinhados aos objetivos previstos no Plano Estadual Cultura Infância e do Programa Mais Infância Ceará.

O projeto Toda Banda de Música é uma Escola também faz parte da política de ampliação e requalificação da infraestrutura cultural no interior Estado e, ao mesmo tempo, atende a uma das principais demandas levantadas por regentes, instrumentistas, gestores públicos, professores e demais agentes e instituições que compõem a rede de bandas de música do Ceará, de maneira a fortalecer as políticas do Sistema Estadual de Bandas de Música, às demais políticas culturais do Estado para o campo da música.

Quem pode participar do Edital

Poderão participar do edital somente prefeituras municipais do Estado do Ceará, podendo ser representadas pelo seu órgão de cultura. O edital traz duas categorias: Implantação da Banda deMúsica, que compreende aqueles municípios que não possuem banda municipal de música ou estão com estes equipamentos desativados, e Modernização da Banda de Música, que compreende aqueles municípios que possuem uma banda municipal de música, mantida ou apoiada pela Prefeitura Municipal e em atividade mediante comprovação no processo seletivo.

Os municípios selecionados deverão comprovar contrapartida relativa a manutenção da bandade música como contratação de regente, articulação com a escola, espaço de ensaio e guarda de instrumentos, dentre outros.

Inscrições

As inscrições para o Edital Toda Banda de Música é uma Escola serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet no site de editais da Secult (www.editais.cultura.ce.gov.br), no período de 30 de maio a 29 de junho de 2018. Todas as instituições proponentes deverão estar cadastradas no Mapa Cultural do Ceará, no endereço eletrônico www.mapa.cultura.ce.gov.br.

Com informações da SECULT