Música, dança, alegria e descontração deram o tom do evento de encerramento do programa de valorização da vida e prevenção ao uso / abuso de drogas Juventude em Ação (JA) na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Ubiratan Diniz de Aguiar, localizada no município de Capistrano. A programação foi desenvolvida durante toda a manhã da quinta-feira, 7, com a participação intensa de estudantes, professores e a direção do estabelecimento de ensino.

 

O evento foi aberto com o chamamento dos convidados e apresentação das equipes de estudantes. Os grupos Jovens em Ação, Superação, Consciência em Ação, Livremente, Viva a Diferença, A Força da Juventude, Pacificadores da Vida e Jovens Unidos por um Mundo Melhor relembraram ações desenvolvidas ao longo da ciranda da prevenção, com duração de seis meses. Em seguida, apresentaram as últimas atividades da gincana artístico-cultural, envolvendo música e dança.

 

Falando ao público presente à programação, o secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva, ressaltou sua alegria em estar presente no município, onde já exerceu os cargos de vereador e prefeito. O gestor destacou que o programa Juventude em Ação, efetivado pela SPD, visa “trabalhar” o ser humano em suas habilidades sociais e valorizar a vida, com ênfase na prevenção às drogas. Enfatizou, ainda, o abraço da escola ao programa e a multiplicação do saber sobre prevenção por parte de alunos voluntários para a comunidade onde residem, aos familiares e a jovens de outras escolas municipais.

 

Chamou a atenção no evento a participação de alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a maioria adultos, que compuseram a equipe Pacificadores da Vida. A diferença de idade em relação aos demais estudantes beneficiados pelo JA não minimizou o entusiasmado. Integrante dos “Pacificadores”, Lilian Maria Soares destacou a união proporcionada pelo programa e a oportunidade de abordar a temática de prevenção às drogas em diversas manifestações artístico-culturais.

Fonte: SPD